Aquarela: o jeito fácil - Juliana Rabelo
Visite o portfólio!

Pesquisar

Aquarela: o jeito fácil

março 06, 2015 Falando de dicas

Depois de muito paquerar, finalmente comprei um dos livros da minha wishlist de fevereiro! Quando postei a foto dele no instagram (@julianarabelo_art), muita gente deu sua opinião e, como prometi, hoje venho mostrar pra vocês a minha 🙂
Comprei o livro nas Americanas (pelo link que tá no post da wishlist), paguei com cartão de crédito, e o pagamento foi aprovado no mesmo dia. O livro chegou aqui em casa muito rápido! Eu geralmente espero 15 dias úteis pra receber um pedido pela internet, e esse não deve ter demorado nem cinco. Ele veio em uma caixa muito bem protegida com aqueles saquinhos de ar, e não vi nenhum amassado ao algo assim. Americanas tá de parabéns pelo cuidado 🙂

Aparência

O livro é, na verdade, uma “caixa”: quando abrimos (essa ‘faixa’ verde da direita é meio que um fecho com ímã), fica do jeito que tá na foto de cima. O livro é bem fininho (o que me deixou um pouco frustrada) e vem encaixado do lado esquerdo da ‘caixa’; do outro lado, estão os materiais de apoio: quatro bisnagas de tinta (sendo uma delas guache branco), quatro pastilhas, dois pincéis e um bloco de 20 folhas de papel pra aquarela cold pressed de 180g/m² (muito fininho!).

O papel é acinzentado e tem essa textura linda da foto! Apesar da gramatura baixa, gostei muito de trabalhar com ele, e queria que vendessem essas folhas em separado (e em gramatura maior), porque achei bem melhor do que as da Linha Universitária da Canson. #prontofalei
Vocês podem ver algumas aquarelinhas que fiz neles e disponibilizei para venda clicando aqui.

As aquarelas em pastilha (Carmin de Alizarina, Azul Ultramar, Ocre Amarillo e Burnt Sienna) deixaram muito a desejar! As pastilhas têm um aspecto ressecado, e a pigmentação é muito fraca. Deu a sensação de que estavam guardadas por muito tempo, sem uso. As aquarelas em bisnaga (Amarelo de Cadmio, Cinza Payne, Azul da Prússia e um guache branco) também são bem ruins, de pigmentação fraca. e deixam um granulado terrível na folha. A única parte boa foi que eu não conhecia o cinza payne e agora quero muito comprar uma bisnaga melhor (uma Cotman ou Van Gogh) dessa cor <3

EDITADO (25/06/15): eu comprei um tubo de Payne’s Gray da Lukas, e mostrei nesse post <3

Os pincéis foram uma decepção total. Primeiro que achei meio desfuncional ter pincéis de numeração tão próxima (poderiam ter colocado um nº 1 e um nº 6, sei lá), e segundo: as cerdas caem muito! A coisa que mais me irrita quando tô aquarelando é ter que ficar tirando pêlo de pincel de cima da minha aquarela. Além disso, eles são macios em excesso, do tipo que “dobra” quando a gente tá aquarelando. Odeio pincel molenga. Esses só são legais pra preencher grandes áreas, e ainda assim não te fornecem nenhuma precisão. Se você faz mais o tipo abstracionista, esse tipo de pincel pode funcionar pra você.

Conteúdo

Confesso que estava esperando mais desse livro. Achei a parte teórica bem superficial, no todo. Mas o livro tem dicas preciosas pra quem tá começando, como mistura de cores, preparação do papel, técnicas em úmido e seco, texturas, dentre outras coisas que eu, pessoalmente, precisei descobrir “na marra” ou fazendo outros cursos.

O autor dá dicas de exercícios que você pode fazer em casa, ensina a transformar objetos bobos em obras de arte, e faz demonstrações (no estilo passo-a-passo) de como pintar paisagens, nuvens (adorei!), fazer texturas e ainda dá dicas pra você usar o guache junto com a aquarela.

É realmente um guia pra você utilizar a aquarela do jeito fácil. As instruções dos exercícios não ultrapassam 4 camadas de tinta (!!!), então eu acredito que ele seja ótimo pra você entender como funciona a técnica, ter coragem pra dar os primeiros passos e ter o conteúdo necessário para aprofundar o conteúdo posteriormente (e esse livro é uma ótima sugestão para continuar os estudos).
Pra mim, que já tenho uma certa bagagem, o livro não foi uma aquisição tão preciosa (apesar de que com certeza vou usar várias dicas, principalmente a de esticar o papel!). Mas se você é iniciante, se tá começando agora com os estudos, o livro é o ideal pra você.
Só não use as tintas e os pincéis que vêm com o livro pra não ter raiva (!), e se permita investir um pouco mais comprando outros materiais melhores. Fiz um post com dicas de materiais para iniciantes, e você pode ver clicando aqui.

EDITADO (25/06/15): Se você prefere investir em materiais de qualidade, dê uma olhada no post que fiz sobre minhas aquarelas favoritas, sobre os meus papéis favoritos para aquarela e sobre os pincéis para aquarela. Falta segurança? Talvez esse post com 5 dicas para começar a aquarelar possa ajudar você 🙂

Apesar da péssima qualidade de alguns materiais que vêm como apoio no livro, acho que é um investimento bem bacana, principalmente se você tá começando agora a descobrir esse universo da aquarela. Os exercícios são fáceis e gostosos de fazer junto, e a linguagem é bem simples, como se o autor estivesse conversando com você.
E aí, o que vocês acharam? Já conheciam o livro? Alguém já tem em casa (e o que acham dele)?
Me conta aqui nos comentários! 😀
Beijos!



Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

CommentLuv badge

17 Respostas para "Aquarela: o jeito fácil"

Cássia Pernambuco - 06, março 2015 às (14:36)

oi juliana! bom dia! há muito tava querendo esse livro e na liv cultura tava com um preço alto. comprei naquela promoção das americanas e foi bem bacana tb. tb achei o material de apoio muito fraco, mas gostei bastante do livro (apesar de ser fininho), senti que ele mostra um passo-a-passo mais voltado pra iniciantes mesmo, ao contrario de outros livros de iniciação à aquarela que tenho aqui). concordo com você sobre ser pra iniciantes, acho que valeu super a pena comprar. valeu pela resenha! : )

Responder

Amélia Rodrigues - 06, março 2015 às (16:15)

Que post impecável! Pretendo começar a me aventurar nas aquarelas para desenhar o que gosto e esse post foi super útil. 🙂

Responder

Barbara Almeida - 06, março 2015 às (17:47)

Achei super útil o post, amei o livro e o fato de ser iterativo! Tenho uma amiga que comprou vários no blackfriday, mas nunca tive a chance de ver! Adorei a resenha 😀

Beijos, Love is Colorful

Responder

Victoria Velasco Tate - 06, março 2015 às (23:41)

Ju, minha amiga disse que ia me ensinar aquarela, quero muito aprender! Aí me deparei com esse post seu e fui correndo atrás do livro! X)

Te indiquei para uma tag lá no blog!
http://no-coracao.blogspot.com.br/2015/03/tag-de-tudo-um-pouco.html

Beijos!!

Responder

daniel - 07, março 2015 às (02:42)

O link da aquarelinhastá mostrando nada =(

Responder

Juliana Rabelo - 08, março 2015 às (21:26)

Sim, sim, ele é bem de iniciante mesmo. Imagina, fico feliz que cê tenha gostado <3

Responder

Juliana Rabelo - 08, março 2015 às (21:26)

Awhn, obrigada! ♥ O livro é bem bom mesmo pra quem tá começando. Tomara que cê goste ^^

Responder

Juliana Rabelo - 08, março 2015 às (21:27)

Ah, que bom que cê gostou! Dá uma olhadinha se você tiver a oportunidade, que é bem bom pra quem tá começando com aquarela :~) Beijos!

Responder

Juliana Rabelo - 08, março 2015 às (21:27)

Hahahhaha! Você tem sorte de ter uma amiga assim, hein? :~)
Beijinhos e obrigada pela indicação! ♥

Responder

Juliana Rabelo - 08, março 2015 às (21:28)

Ah, é que tirei a lojinha do ar enquanto to aqui em SP :~~~~~ Depois vou corrigir isso! Brigada pelo feedback, Daniel! =~)

Responder

Laís Herculano - 30, março 2015 às (01:41)

Eitchaa, vou adicionar a minha wishlist esse livro <3

http://www.laisherculano.com.br/

Responder

Cabrona - 30, março 2015 às (15:20)

Olá. Eu tinha comprado esse livro no ano passado e também me decepcionei com o livro em si. Eu, como iniciante, não acho que me ajudou muito. As pastilhas realmente são uó, eu achava que eram só as minhas.
Mas, de qualquer forma, não me arrependo de ter comprado.
Espero um dia chegar ao seu nível 🙂

Responder

Nayara Oliveira - 05, abril 2015 às (06:48)

Ju, comprei esse kit, e gostei só do livro e das folhas, queria tanto encontrar mais folhas iguais a essas :'( as bisnagas vieram com algum tipo de problema, por estavam vazando cola, algo assim, as pastilhas ainda quebram algum galho… mas eu esperava mais do kit. mas ainda sim não me arrependo, o livro me ajudou muito em algumas técnicas que ainda não conhecia *-*
Seus trabalhos são incríveis e inspiradores <3

Responder

Natália - 15, abril 2015 às (20:32)

Eu comprei faz pouco tempo e já fiz a demonstração n. 1. Sou super iniciante, haha, mas também não gostei dos pinceis, pois como você disse eles soltam as cerdas e são muito moles, dá raiva! haha. Achei super dificil extrair cor das pastilhas (são fraquinhas) e to doida pra comprar um estojo de aquarelas melhores. Também fiquei decepcionada com o tamanho do livro, mas fiquei surpresa porque quando comprei não sabia que vinha com as tintas, os pincéis e as folhas, haha, também comprei nas Americanas.

Responder

bia reys - 04, maio 2015 às (19:32)

Achei o post! o/ bom, acho que posso me considerar iniciante, já que nunca tive teoria alguma sobre aquarela na vida. o que sei foi só de testes na prática e auxílio de alguns vídeos tutoriais do youtube… acho que vou acabar comprando esse mesmo… : enfim, obrigada por compartilhar essa resenha também! <3
bjss :********

Responder

Nayara Alves - 08, janeiro 2016 às (14:17)

EU PRECISO DESTE LIVRO ALGUÉM SABE ONDE EU POSSO COMPRAR?

Responder


Juliana - janeiro 27th, 2016 às18:29 respondeu:

Olá, Nayara! Tudo bem? Comprei o livro no site das Americanas. 🙂

Responder

Curso de Aquarela

<div class="titulo curso-de-aquarela"><h6>Curso de Aquarela</h6></div>

Mora em Fortaleza e quer aprender aquarela? Eu ofereço turmas regulares no Estúdio Daniel Brandão. Clica aqui pra saber mais! ;)

Ju Rabelo na sua cidade!

<div class="titulo ju-rabelo-na-sua-cidade"><h6>Ju Rabelo na sua cidade!</h6></div>

Quer uma oficina de aquarela na sua cidade? Então clica aqui pra cadastrar seus dados! :)

Receba as atualizações no seu e-mail! Assine abaixo e fique sempre por dentro das novidades:


Juliana Rabelo • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por