A cor branca - Juliana Rabelo
Visite o portfólio!

Pesquisar

A cor branca

outubro 07, 2014 Falando de Equipamentos

Uma pergunta que tenho recebido com frequência é como fazer os “efeitos” brancos nas ilustrações, e hoje mostro pra vocês alguns materiais que já testei e aprovei, com variedades para todos os bolsos e estilos. Lembrando que os equipamentos listados abaixo não são os únicos capazes de fazer esse ‘efeito’, e sim os que mais uso (e indico) nas minhas produções. Clica no ‘continue lendo’, ali embaixo, pra ver o post completo 😉

01 | Caneta gel


Sabe aquelas canetas que levávamos pra escola (vovó Juliana) pra escrever tudo bem colorido? O material que mais uso para fazer os efeitinhos de branco é uma delas! 🙂 A caneta gel oferece uma precisão bacana, além da espessura fina, que é ótima para detalhes. O lado ruim é a pigmentação, que não é lá essas coisas todas: existe a possibilidade de ela ir ganhando transparência à medida que for secando.
02 | Marcador Posca


A Posca foi uma descoberta mais recente. Trata-se de uma caneta mais espessa, de pigmentação mais forte (a tinta lembra bastante a tinta acrílica) e pastosa. Infinitamente melhor que a canetinha gel. Tem a precisão maravilhosa que a estrutura de caneta oferece; o lado negativo é que a espessura mais fina dessa caneta até agora é 0.7mm – o que, pra mim, ainda é bem grosso.
03 | Tinta acrílica


A tinta acrílica é bastante acessível, e oferece várias possibilidades – pode ser usada em camadas de aguadas (diluídas em água), pura (com o auxílio de um pincel) ou em formatos mais experimentais (como espirros de tinta). A pigmentação costuma ser maravilhosa mesmo depois de seca. O lado negativo é apenas a precisão, que vai depender da sua habilidade com o pincel.
04 | Nanquim


Se você pensava que só existia nanquim preto, eis aqui uma surpresa: existe ele também não só branco, mas em uma infinidade de cores! Esses são da Winsor&Newton e foram comprados em Portugal (sdds Coimbra, sdds sr. Marciano), mas existem outras linhas mais acessíveis. Com o nanquim, você tem a união da espontaneidade do traço à pincel com a fluidez de uma tinta que escorre maravilhosamente pela folha. A pigmentação é maravilhosa, e é bem mais fácil de manusear do que a tinta acrílica.


Como disse lá em cima, esses são os equipamentos que mais uso para dar esse efeito branco nas ilustrações. Todos (com exceção do nanquim e da tinta acrílica) foram comprados pela internet; vocês podem jogar esses nomes no pai Google e deixar que ele mostre pra vocês várias opções de lugares para comprar.
Pra demonstrar melhor todas as propriedades de cada material que citei nesse post, fiz uma espécie de menu com todos eles; percebam a diferença na escrita, na pigmentação e na precisão que cada um oferece, e depois é só escolher e correr pra adquirir o seu preferido :}

Espero que o post de hoje tenha sido bem útil e esclarecedor pra vocês :}
Quem usar outros materiais para dar esse efeito, sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência nos comentários! Quem tiver alguma dúvida, pode deixar lá também.
Curtiu o post?
Você pode ajudar a divulgar meu trabalho compartilhando-o nas redes sociais e mostrando pra todo mundo 😀
Um cheiro e até o próximo post.



Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

CommentLuv badge

11 Respostas para "A cor branca"

Camera water n dream - 07, outubro 2014 às (21:30)

Eu também uso ecoline branca, porque a ecoline é mais densa (ela é a única densa da ecoline..) 😉
Ana Lu ˜ 9dadesasolta.com

Responder

Tatiane Soares - 07, outubro 2014 às (22:00)

Não tem muito a ver com o post, mas talvez você possa me tirar uma dúvida… pintar ilustrações com tinta acrílica em papel dá certo, alguma vez já testou?

Responder

Daniele - 07, outubro 2014 às (23:18)

Amei!!!

Responder

Gustavo De Oliveira Ribeiro - 07, outubro 2014 às (23:18)

sim, mas tem que usar um de boa gramatura(mas recomendo Cartão duplex ou triplex) e você tem que prender com fita crepe.

Responder

Tatiane Soares - 07, outubro 2014 às (23:40)

Obrigada 🙂

Responder

Ryokobel - 08, outubro 2014 às (14:27)

Oi Ju !!!
Adorei descobrir como você faz aqueles detalhes brancos nas suas ilustrações !!!
Gostei muito da ideia e estou pensando em usar, como um toque especial, para algumas aventuras minhas com aquarela !!!
Beijinhos

Responder

Jess - 12, outubro 2014 às (21:56)

sempre os melhores posts sobre pintura!
tenho aplicado algumas dicas suas e melhorado muito!

caoscriativo.com

Responder

Nathalie Moura - 19, outubro 2014 às (23:58)

Oi Ju, tava muito ansiosa pra esse post! hahahaha
voce esclareceu tudo, mas ainda tenho uma perguntinha, voce pode passar um site legal pra comprar essa canetinha em gel? nao encontrei na minha city, onde voce comprou a sua?
muito obrigada, seus posts sao muito didaticos e seu blog é uma bençao pra quem quer saber mais sobre :DDDD

Responder

Priscila - 12, novembro 2014 às (15:03)

Muito obrigada pelas dicas! Queria muito poder ter aulas com você!!!
Gostaria de saber se essa caneta branca é boa http://www.papelariauniversitaria.com.br/produtos/caneta-posca-pcf-350-uni-ball.htm

Responder

Daniel Flores - 16, fevereiro 2015 às (13:12)

fiquei curioso pra saber por que não usa aquarela branca com um pincel fino já que não está buscando transparência mesmo.

Responder

Joao Gabriel - 16, fevereiro 2015 às (15:38)

Porque a aquarela branca não ressai por cima de outras tonalidades, a aquarela branca serve apenas para misturar com outras e tornar os tons mais pasteis !!! ( Ps; Não sou a Juli mas respondi e espero ter ajudado).

Responder

Curso de Aquarela

<div class="titulo curso-de-aquarela"><h6>Curso de Aquarela</h6></div>

Mora em Fortaleza e quer aprender aquarela? Eu ofereço turmas regulares no Estúdio Daniel Brandão. Clica aqui pra saber mais! ;)

Ju Rabelo na sua cidade!

<div class="titulo ju-rabelo-na-sua-cidade"><h6>Ju Rabelo na sua cidade!</h6></div>

Quer uma oficina de aquarela na sua cidade? Então clica aqui pra cadastrar seus dados! :)

Receba as atualizações no seu e-mail! Assine abaixo e fique sempre por dentro das novidades:


Juliana Rabelo • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por