Como limpar seu estojo de aquarela em pastilha - Juliana Rabelo
Visite o portfólio!

Pesquisar

Como limpar seu estojo de aquarela em pastilha

setembro 18, 2015 Falando de tutoriais

Esses dias abri meu estojinho de aquarelas em pastilha da Cotman e fiquei constrangida com o grau de imundice sujeira que ele tinha atingido; tava tão sujo, que eu nem conseguia remover as pastilhas de lugar. Depois de muita peleja, no post de hoje compartilho com vocês a minha maneira de limpar esse estojo 🙂 É um post bem virginiano, mas espero que seja útil! hahaha

Antes de mais nada, queria deixar bem claro alguns pontos:

– Você não precisa limpar o estojo sempre que usar. É normal que ele fique sujo! Pensa que, quando você estiver limpando, vai estar jogando fora toda aquela tinta. $ aquela tinta $.
– Eu só limpei o meu porque ele estava em uma situação deplorável. Além disso, foi a primeira vez que limpei o estojo em, sei lá, 3 anos (?) que tenho ele.

Tudo esclarecido? Então vamos ao que você vai precisar pra fazer a limpeza do seu estojo:

Cotonetes, papel higiênico, uma escova de dentes surrada e uma espátula de cozinha. E claro, o sabão que você preferir.

Essa é a parte mais braçal da limpeza: tem que enfiar a espátula com força no espaço entre a “caixinha” da pastilha e a estrutura do estojo; quando você sentir que a espátula já foi o mais profundo possível, tenta ir puxando ela num sentido perpendicular ao que ela tá enfiada, até a pastilha começar a sair.
Quando fiz isso, algumas pastilhas “voaram” do estojo, e depois tive que sair catando no chão (pausa pra vocês imaginarem a cena). No meu caso, precisei usar muita força porque tinha um monte de tinta “aglomerada” na parede entre a pastilha e a estrutura do estojo. Ajudou um pouco ter colocado água (usando um pincel) nesses espaços, pra tinta ir diluindo.

Já tinha tentado usar pinça pra remover as pastilhas uma vez, mas não deu certo: é como se ela não tivesse “força” suficiente pra remover as caixinhas, e ainda deixa umas marcas/arranhões nas bordas. 🙁

Quando tirei todas as pastilhas, vi que a estrutura do estojo estava bem cheia de tinta, por dentro. E que a “caixinha” das pastilhas estavam cercadas de tinta, também, a ponto de ficarem grudando na minha mão. Banho neles!

Levei a estrutura do estojo pra debaixo da torneira, e usei a escova de dentes e os cotonetes pra limpar todos os cantinhos. Como as minhas tintas já estavam secas há um tempão, acabou que o estojo não ficou 100% branco, como eu previa; não deixei de molho com alvejante com medo de dar algo de errado. Sei lá, né.

Enquanto o estojo secava, limpei as paredes das “caixinhas” das pastilhas com papel higiênico molhado: passava ele molhado pra diluir a tinta que tava grudada nas paredes, e depois um seco, pra limpar a bagunça. Descobri que as pastilhas da Winsor&Newton têm essa espécie de gravação na parte de baixo, e em uma das laterais, o nome da cor daquela pastilha (não consegui tirar foto). Um amor ♥





E depois de tudo já seco e limpinho, foi só colocar as pastilhas em seus devidos lugares. Não tirei a “sujeira” de cima de cada pastilha, porque aí já iria perder tinta demais, e também não é nada que vá atrapalhar muito quando eu estiver pintando. O estojo ficou limpinho de novo, e agora posso voltar a abrir ele na frente das pessoas (e pra mim mesma) sem me sentir envergonhada 😀
Vale dizer que o mesmo processo de remover as pastilhas pode ser feito quando você quiser substituir as cores do seu estojo por outras; as pastilhas da Winsor&Newton já vem em suas próprias caixinhas, então é só tirar da embalagem e colocar no estojo. Alguns estojos têm um processo mais fácil de retirada das pastilhas: os da Lukas e Schminke são estruturas metálicas, que podem facilmente ser empurradas pra retirar as pastilhas.
Se vocês limpam seus estojos de outra maneira, ou se possuem outros estojos e têm outras experiências de limpeza com eles, não deixem de compartilhar aqui, nos comentários! Vou adorar saber se tem um jeito mais fácil de fazer isso! Hhahah!

Acompanhem minhas ilustrações também nas redes sociais:
instagram | youtube | pinterest | facebook | snapchat: julianarbl
Se você curte meu trabalho e quer me ajudar a continuar produzindo conteúdo, seja meu patrão e receba uma série de vantagens/recompensas 🙂




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

CommentLuv badge

6 Respostas para "Como limpar seu estojo de aquarela em pastilha"

Thyeme Figueiredo - 18, setembro 2015 às (17:12)

Até limpar o estojo parece ser algo prazeroso haha <3 adorei as dicas!

Responder


Juliana - setembro 30th, 2015 às23:36 respondeu:

hahahahahaha! dá uma trabalheira, mas é ótimo <3

Responder

Grazi Lotti - 19, setembro 2015 às (23:07)

E eu tão leiga pensava que a tinta vinha direto no estojo e não em pastilhas aushuashuahsu que amor!
O post ficou tão bem feitinho que até eu fiquei com vontade de limpar kkkkkkkk

bjão, Ju!

Responder


Juliana - setembro 30th, 2015 às23:37 respondeu:

ahahahahha que fofa!!!!! adorei!
Postagens de virginiana, né, tem que ter alguma coisa de limpeza no meio XD

Beijos, Grazi!

Responder

Thathá in Rockabilly - 27, outubro 2015 às (04:34)

Para deixar branquinho novamente, tente bicarbonato de sodio com água! <3 qnd meu estojinho ficar assim farei essa limpa, por enquanto ele está ok… 🙂 eu nao sei se o alvejante pode ir no plastico do estojo da cotman, mas o bicarbonato de sódio pode ir no plastico sim! 🙂 dps enxagua bem e tcharam. bjs, Thais

Responder


Juliana - novembro 6th, 2015 às22:09 respondeu:

Ótima dica, Thais! Obrigada por compartilhar! <3

Responder

Curso de Aquarela

<div class="titulo curso-de-aquarela"><h6>Curso de Aquarela</h6></div>

Mora em Fortaleza e quer aprender aquarela? Eu ofereço turmas regulares no Estúdio Daniel Brandão. Clica aqui pra saber mais! ;)

Ju Rabelo na sua cidade!

<div class="titulo ju-rabelo-na-sua-cidade"><h6>Ju Rabelo na sua cidade!</h6></div>

Quer uma oficina de aquarela na sua cidade? Então clica aqui pra cadastrar seus dados! :)

Receba as atualizações no seu e-mail! Assine abaixo e fique sempre por dentro das novidades:


Juliana Rabelo • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por