Máscara para aquarela - Juliana Rabelo
Visite o portfólio!

Pesquisar

Máscara para aquarela

agosto 24, 2013 Falando de aquarela, tutoriais, Equipamentos, tradicional

Sabe aqueles dias que você acorda com vontade de fazer qualquer coisa, menos estudar? Pois é. Em tempos de monografia e artigo, esses dias são terríveis, mas ainda assim existem. E aí eu aproveitei o espírito “vagabundo” pra testar um material que estava há tempos esquecido aqui em casa: a máscara para aquarela. Postei algumas fotos lá no instagram, e como eu prometi, venho aqui mostrar pra vocês como funciona essa belezinha e dar algumas dicas interessantes sobre ela 🙂 Simbora?

Bom, a máscara de aquarela serve basicamente para isolar uma área do desenho das interferências da aquarela. Como assim? Essa explicação vai ficar mais clara ao longo do post com as fotos. Vamos lá.
Primeiramente, fiz meu desenho no papel pra aquarela (utilizei o Canson Montval Aquarelle de 200g/m². Dica número um desse post: escolham um papel bom, gente! Esse que eu citei é bacana pra fazer testes como esse, mas ele não aguenta muitas aguadas; resultado: rugas e mais rugas). É importante que vocês deixem o traço à lápis bem escuro, porque a máscara vai tirar um pouquinho do grafite quando secar. Na foto acima, o traço ainda tá clarinho, mas depois eu reforcei.
A máscara deve ser aplicada na área que você quiser proteger; como eu quis proteger todo o desenho, apliquei em todo o seu interior. A medida que vai secando, a máscara vai criando uma superfície emborrachada; no meu caso, ficaram alguns fiapinhos porque demorei a espalhar o líquido, mas isso não atrapalhou em nada.
Depois de cobrir todo o desenho, o pincel ficou assim. A segunda dica importante é: assim que terminar com a máscara, corre pra lavar o pincel. Sério. E não sai só com água, viu? Tem que ser água e sabão. A máscara seca rápido, e ela pode acabar estragando o seu precioso pincel. Eu usei um Van Gogh, mas poderia ter usado um de qualidade inferior, só pra não correr o risco de estragar as cerdas.
Depois de me certificar de que a máscara havia secado, comecei o processo da pintura do fundo. Antes de mais nada, fixei a folha de aquarela na minha mesa, pra evitar que ela enrugasse ainda mais (já havia enrugado com a aplicação da máscara). Utilizei fita crepe (aquelas de prender fraldinha de bebê). 
Como vocês podem ver, o papel fica MUITO enrugado. Sim, eu praticamente dei um banho na folha, mas papéis bons de verdade seguram o tranco. Mas o que eu quero que vocês percebam é o comportamento da aquarela em relação à máscara: a aquarela é toda “repelida” para fora da máscara! Amazing!
Detalhe da aquarela sobre a máscara: é como se estivéssemos pintando sobre plástico!
Aproveitei a aquarela ainda molhada para testar também alguns efeitos com álcool, água e sal. Se vocês quiserem um post só sobre eles, podem deixar nos comentários ou lá no Facebook! 😉
Bom, esperei a melequeira toda secar (isso levou em torno de 20 ~30 minutos) pra dar início à finalização dessa etapa do background. Removi a fita crepe, e aqui temos a terceira dica desse post: além de fixar a folha na mesa e evitar os enrugamentos, a fita crepe, depois de removida, também deixa uma moldura linda no desenho :~)

Agora, a parte mais esperada (?) desse post: a remoção da máscara! Gente, nada demais: basta esfregar o dedo ou uma borracha, que vai abrir tipo um buraco na máscara. E aí é só começar a puxar! A textura é uma mistura de borracha com cola, mas sai facinho, até nas partes que tinha menos líquido. E é tão sequinha, que não dá nem pra dar nojo (pessoas que brincavam de esfregar cola nas mãos quando crianças vão adorar fazer isso!) 😀
No fim de tudo, sobram essas melequinhas. Deu pra perceber que o grafite do desenho ficou mais claro? Pois é, como eu tinha falado lá em cima, a máscara absorve um pouquinho dele.
Eu acabei esquecendo de tirar uma foto antes de preencher uma parte do círculo com nanquim, mas deu pra vocês perceberem como ficou? A máscara protegeu TUDO! Assim fica muito mais fácil trabalhar com planos de fundo mais elaborados como esse, que joguei tinta pra todos os lados (inclusive no meu monitor, mas foi sem querer), sem me preocupar se ia sujar o desenho “de dentro”.
E no final de tudo (o processo completo durou cerca de 9 horas), meu quarto ficou uma bagunça, ainda falta colocar o sal, o álcool e a escova de dentes no lugar certo, eu não peguei em nenhum livro, adorei o resultado final da ilustração e COM CERTEZA vou usar a máscara mais vezes! ♥ ♥ ♥ 
E vocês, gostaram? Já tinham usado a máscara alguma vez?
Deixem suas impressões nos comentários! :~)
Ah, só pra deixar vocês curiosos… Pessoal de Fortaleza que não sabe NECAS de aquarela, vão juntando dinheirinhos… Em setembro, vou dar uma oficina básica sobre aquarela! Prestenção 🙂
Beijinhos! :***
PS: Gente, eu ganhei essa máscara de aquarela e não faço a menor ideia de onde comprar e nem de quanto custa, mas penso que em qualquer casa de materiais artísticos/artesanato deva ter 🙂 Google it!



Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

CommentLuv badge

27 Respostas para "Máscara para aquarela"

Brendda Costa Lima - 24, agosto 2013 às (21:36)

Olha o scketchbook que eu te dei ali em cima *-*
Muito útil o post Ju. E faz sim, um tutorialzinho de como usar o sal e o álcool

Responder

Flavia Signori de Lima - 24, agosto 2013 às (22:35)

Eu já usei essa máscara, mas como foi para partes bem pequenas, pra mim não deu muito certo 🙁 Mas para colorir o fundo realmente é perfeita!

Amo seus trabalhos e amo aquarela! Espero ver mais posts como este por aqui, inclusive com dicas de pincéis, aquarelas, papéis, lápis aquareláveis (você entendeu né? hahaha).

=*****

Responder

Gabriel Vieira - 25, agosto 2013 às (03:28)

Eu comprei nesse site http://www.frutodearte.com.br/product_info.php?cPath=138_743_687&products_id=3600 comigo não deu muito certo porque na hora de tirar a mascara rasga tudo a folha, ja tentei com varios tipos de folha mas sempre rasga :/

Responder

Tânia Campos - 25, agosto 2013 às (03:46)

Oi Juliana, quando for usar a máscara use um pincel de uma qualidade inferior que o pincel de aquarela e para proteger passe ele antes no sabonete e depois sim na máscara isso ajuda a proteger o pincel e lave em seguida com água e detergente.
Quanto ao papel, no início para treinar o monval da Canson é suficiente, mas aos poucos vai guardando dinheiro para comprar papel de melhor qualidade .
Aquarela é uma técnica linda , dificil e cara… mas eu sou apaixonada.
Bjs.

Responder

Tânia Campos - 25, agosto 2013 às (03:52)

Oi Gabriel se vc usar o papel próprio de aquarela ele não rasga, vc pode passar uma borracha macia para tirar a máscara, mas tem que deixar ela secar totalmente, antes de retira-la. Eu uso a máscara "Art Masking Fluid" da marca Daller Rowney. Abraços.

Responder

Gabriel Vieira - 25, agosto 2013 às (05:09)

Eu usei em papel próprio de aquarela, mas acho q não tinha secado totalmente a máscara, deixei secar bem agora e deu certo, obrigado Tânia *-*

Responder

Nathália Corrêa - 25, agosto 2013 às (15:44)

Já usei a máscara líquida da Winsor & Newton, tem mais amarelada que nem essa e tem uma branquinha, é maravilhosa mas tem um cheiro insuportável, essa da Corfix fede muito?

Responder

Juliana Rabelo - 25, agosto 2013 às (15:49)

Essa fede MUITO! Provavelmente, a da winsor&newton deve feder menos :~

Responder


Felipe Moreira Coutinho - outubro 28th, 2015 às12:45 respondeu:

FEDE MUITO MAIS!
Hahahaha

Responder

Rebeca Bento - 27, agosto 2013 às (23:06)

essa máscara é fácil de encontrar? beijinhos

Responder

Marta Xavier - 04, setembro 2013 às (16:50)

Aíi, eu quero tuto deefeito álcool, sal e água *-* pfv

Responder

Camera water n dream - 29, outubro 2013 às (21:17)

Nossa, não tinha a MÍNIMA noção que existia essa máscara! AMEI!
Vou ver se nessas férias treino mais minhas aquarelas.. Andoo largada demais uheeuh
Analu
http://9dadesasolta.wordpress.com

Responder

Camera water n dream - 29, outubro 2013 às (21:17)

Idem! ueheuh

Responder

Lydia - 18, fevereiro 2014 às (11:53)

Nunca usei essa mascara, na verdade não sabia que existia algo assim e realmente parece algo util. Vou procurar comprar isso. Lindo desenho :3

Responder

Nara - 11, junho 2014 às (01:28)

Vou ficar de olho no curso em setembro! Adorei esse trabalho e fiquei super curiosa para saber como dar esse efeito de "galáxia" =) Abraços.

Responder

GabrielMoro - 27, junho 2014 às (03:51)

Amei o post!!! Preciso já de um com dicas para fazer esse efeito estrelado lindo e adoraria também a dica do sal e álcool. 😀 Obrigado!!

Responder

bianca - 24, setembro 2014 às (20:11)

Oi, Juliana…estou começando agora a usar essa mascara, e tive uma péssima experiencia com ela…quando fui retirá-la da folha, rasgou uma camada do papel! :/ Isso já aconteceu contigo, ou será que é por causa da qualidade do papel que usei (realmente não estou usando um dos mais caros, já que estou apenas começando a mexer com aquarela)?

Responder

Dani Bragaglia - 17, novembro 2014 às (12:47)

Oi, Juliana!! Adoro acompanhar teu blog, sempre tem dicas muito uteis!! Gostaria de saber se tu fez um post sobre o sal e o alcool na aquarela. Fiquei hiper curiosa heeheheh
Beijinhos

Responder

Ana Flávia - 14, dezembro 2014 às (22:17)

Juuuu, conheci seu blog por causa desse post e estou APAIXONADA por esse seu universo *o* e por favor faça um post sobre o efeito do álcool, água e sal na aquarela!!!

http://rrrrrrraw.blogspot.com.br/

Responder

Lili Ana - 22, março 2015 às (17:49)

Oi, Juliana! Quando você faz suas aguadas não molha o papel antes? Venho me dedicando ao aprendizado da técnica da aquarela até o momento mais pela prática = testando e errando… porém comecei a olhar em alguns livros que diziam que esse é o jeito 'certo' (molhar o papel)… Queria saber da sua opinião, já que é mais experiente. Abraço!

Responder

Unknown - 11, novembro 2015 às (15:58)

Olá… Adorei a dica! Vou compartilhar uma dica também. Para não estragar o pincel e fazer uma fácil remoção da mascar que fica na cerdas é isola elas com sabão neutro ou sabonete. Funciona viu!

Responder

Alexandre Ramos Mastrella - 28, dezembro 2015 às (17:06)

Oi fale um pouco daquele pincel com reservatorio da Koi pode ser? É bom mesmo? Onde a gente encontra ele aqui no Brasil?

Responder


Juliana - janeiro 6th, 2016 às10:56 respondeu:

Oi, Alexandre! Já escrevi sobre o pincel com reservatório da Pentel (aquash), que é quase igual ao da Koi – é só dar uma olhadinha na seção de dicas do blog. Também escrevi um post com dicas de lojas online para compra, é só dar uma procurada 🙂

Responder

renata cristina - 14, janeiro 2016 às (19:46)

Oi Juliana, que legal essa máscara 🙂
E quando vai tirar a fita crepe não sai nenhum pedacinho do papel? Comigo já aconteceu…..:(
beijos

Responder


Juliana - janeiro 27th, 2016 às18:36 respondeu:

Oi, Renata! Sim, ela é muito útil 🙂
Já aconteceu comigo, mas uma boa dica é esperar BEM a tinta secar, e só depois remover a fita. Tenta e me conta se deu certo :~)

Responder

Carol - 12, abril 2016 às (11:54)

*o*
Muito legal!
Eu já tinha visto tutoriais, mas nenhum falava especificamente da máscara(nem sabia q esse era o nome :P)
O desenho ficou lindo x)

Responder


Juliana - abril 27th, 2016 às12:54 respondeu:

Que bom que gostou, Carol! Tem uma máscara ainda melhor, a da Pébéo – falo dela aqui no blog, é só procurar 😉 Um abraço!

Responder

Curso de Aquarela

<div class="titulo curso-de-aquarela"><h6>Curso de Aquarela</h6></div>

Mora em Fortaleza e quer aprender aquarela? Eu ofereço turmas regulares no Estúdio Daniel Brandão. Clica aqui pra saber mais! ;)

Ju Rabelo na sua cidade!

<div class="titulo ju-rabelo-na-sua-cidade"><h6>Ju Rabelo na sua cidade!</h6></div>

Quer uma oficina de aquarela na sua cidade? Então clica aqui pra cadastrar seus dados! :)

Receba as atualizações no seu e-mail! Assine abaixo e fique sempre por dentro das novidades:


Juliana Rabelo • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por