7 agosto 2018 arquivado em: Blog receita ilustrada

Sábado é meu dia favorito da semana! Eu sempre acordo inspirada pra cozinhar coisas gostosas no café da manhã e, nesse último que passou, eu acordei com muita vontade de fazer uma calda de morango pra incrementar minha cotidiana panqueca de banana – afinal, não é todo dia que você encontra bandeja de morango por R$5 no supermercado aqui em Fortaleza, né?

Eu fiquei tão apaixonada pelo resultado, que resolvi compartilhar a receitinha aqui com vocês! Com a paixão adicional pela aquarela e a instigação pós-curso de estudar bastante, saiu mais uma receita ilustrada aqui no blog! Xeu mostrar pra vocês como faz tanto a panqueca quanto a calda:

A receita da panqueca é da minha nutricionista, na verdade, e faz parte do meu plano alimentar. Eu gosto dela assim, sem açúcar nenhum, porque a banana já é bem docinha <3 Antes eu fazia com farinha de trigo no lugar do farelo de aveia (não confundir com farinha de aveia nem com aveia em flocos), mas o farelo me dá uma sensação de saciedade maior! Essa proporção serve uma pessoa, tá? É o que eu geralmente como antes de ir pra academia 🙂 famoso ~pré treino~

E agora, a parte que parece difícil (mas nenhé!): a calda de morango ♥ se você é que nem eu, que gosta de otimizar o tempo na cozinha, o meu conselho é você fazer primeiro a calda, e deixar ela cozinhando enquanto faz a panqueca (que fica pronta rapidinho!). Quando eu fiz, meus morangos tavam bem azedinhos, e coloquei também um pouquinho de mel (além do açúcar) pra dar uma adocicada; só que ficou doce demais, e fui colocando água aos pouquinhos pra dar uma diluída no doce! hahaha! Sobre o uso do óleo, eu coloquei pensando em acelerar o processo de cocção – já vi a Jess fazer calda sem óleo nenhum, só no combo açúcar + água. Ah! Essa receita deu pra duas panquecas 🙂

Ilustrações!

Agora deixa eu mostrar pra vocês um pouquinho de como nasce uma receita ilustrada?

Eu sempre registro todas as ideias num sketchbook, geralmente usando miniaturas, só pra não esquecer. Depois disso é que ponho a mão na massa! Eu já sabia que queria os nomes principais escritos à mão, daí fui testando numa folha de rascunho até encontrar alguma coisa que me agradasse.

E agora deixa eu me gabar das ilustrações que fiz pras receitinhas! 😀 Fiquei muito orgulhosa especialmente dos morangos e dos ovos (sempre é aquela treta representar alguma coisa branca na pintura, né?), tudo feito com aquarela no papel prensado à quente da Canson (Moulin du Roy).

Pra passar as pinturas e letterings pro computador, eu uso um scanner velhinho que já me acompanha há pelo menos dez anos, e depois edito tudo no photoshop! 😀 Clicando aqui, você pode ler o post que fiz explicando como digitalizo e trato minhas aquarelas usando scanner 🙂

~

Eu sei que a mistura é meio inusitada, mas eu passei uma colher de pasta de amendoim e depois uma colher de calda de morango, e olha, achei muito bom. Na companhia de um café quentinho e assistindo sua série favorita no sofá, essa é a minha maneira preferida de começar o final de semana. :~)

0
amaram
    Nuggets de brócolis
    Sopa de batata com cenoura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um comentário