Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.
Dessa vez, achei todos os temas do Rotaroots meio difíceis de escrever aqui no blog, então optei pelo meme da festa junina, apesar de não ser muito fã de festas e badalações em geral… Mas o São João tem algo de especial, uma magia, uma coisa… 🙂 A ideia é elencar as coisas que você mais gosta nas festas juninas, e aí vai minha pequena lista.
1. Ir à rigor!
A melhor parte das festas juninas, sem dúvida, é poder colocar aquele vestido de chita cheio de babados, ou poder abusar das peças country: blusa floral amarradinha, short jeans cintura alta com cintão e sapatinho marrom! Sem falar que as festas mais tradicionais ainda permitem que a gente faça aquela maquiagem típica: blush circular + pontinhos + dente pintado de preto! E o cabelo é a cereja do bolo: o São João é o momento de usar as marias chiquinhas. ♥
2. Dançar mesmo sem saber
Existe um sentimento de compreensão coletiva e mútua nas festas juninas: não importa se você tá dançando que nem a loira do Tchan ou o passinho do faraó, o importante é estar dançando e fazendo parte daquilo tudo. Atenção especial para as dancinhas típicas, de mãos dadas, fazendo ponte pro casal passar, OLHA A COBRA! AAAAAH! É mentiiiiiira…
3. As barraquinhas
Barraquinha do beijo, barraquinha da pipoca, da maçã do amor, do churrasquinho, barraquinha de tiro ao alvo… E o plus da ‘cadeia’, que você pode indicar um amigo! MUAHAHA! E ele só sai de lá se pagar uma prenda (ou se pagarem pra ele). Muito divertido!
4. As lembranças
Quando eu fazia o 3º ano do Ensino Médio, no colégio, optei por não dançar o São João com meus amigos; preferi ficar em casa com a cara nos livros, me matando de estudar pro vestibular. Então eu perdi os ensaios, perdi as cenas engraçadíssimas dos meus amigos errando os passos, perdi a oportunidade de votar pra escolha dos noivos e do padre (e acabei nem concordando com a escolha, no fim das contas…) e, no grande dia da festa, fiquei do lado de fora da quadra, enconstada nas grades e com um arrependimento absurdo nas costas por não estar ali, naquele momento, participando. Se eu pudesse voltar no tempo e corrigir algumas coisas, eu com certeza abriria mão de estudar pra participar disso. É muito bom, e fica no coração pra sempre.

Adorei escrever esse post :~) Realmente adoro época de São João, e acabei de perceber que não fui em nenhuma festinha, esse ano :~ Bom, fiz as ilustrações rapidinho à mão e depois joguei no Photoshop, só pra deixar o post bonitinho e colorido (: Espero que tenham gostado!
E pra vocês, quais as melhores coisas das festas juninas? Quem aí detesta, e o por quê? Me contem nos comentários 😀
Beijinhos pra vocês!
Juliana Rabelo
Sim, Raquel! São as melhores lembranças <3
Muito obrigada pelo carinho! =~)
Juliana Rabelo
Oi! Muito obrigada! =~)
Sim, melhor festa pra sempre ♥
Juliana Rabelo
Melhor época, melhor festa, melhores lembranças! <3
Juliana Rabelo
Obrigada, Fernanda! São João é amor demais <3
Juliana Rabelo
"Achei uma pena porque esse ano teve copa sim mas não teve festa junina. Achei uma pena porque esse ano teve copa sim mas não teve festa junina. " HAHAHAH! Isso mesmo :~ Eu consegui ir pra um São João esses dias, mas foi meio fraquinho :~
As pessoas falam mesmo que Campina Grande é tipo a São Joãolândia. Deve ser muito bom! Melhor época do ano <3
Raquel Arellano
Belas lembranças com esse post. Sem dúvida a gente guarda pra sempre as "quadrilhas" de infância, da época de escola… <3
PS: que ilustrações lindas no post!
Profano Feminino
Primeiramente que lugar mais fofo é seu blog. Linda essa ilustração *—* Festa Junina é uma das minhas favoritas toda a energia boa que ela tem e as comidinhas não tem como não amar.
http://www.profanofeminino.com/
Fernanda Maria
Seus posts são sempre lindos Ju, eu fico só apaixonada aqui rssss
Quando fui a quermesse não fui a rigor por que foi algo assim decidido na hora entende mas eu adoro sim ver o povo todo caracterizado eu devia ter tirado foto até mas tenho vergonha ainda de tirar foto das pessoas e fico lá só morrendo de vontade de tirar foto…
As barraquinhas eu amooooooo
Tinha uma lá na Quermesse da Benedito Calixto que era a de churrasco, era a mais animada da festa, eu ri muito com os rapazes lá, a fogueira era lá mesmo eheheee uma animação só, eu me divirto sempre com as barraquinhas e como o povo se veste lá então? muito legal…
Nem gosto de Festa Junina né…
Eu também tenho boas lembranças, muitas..uma delicia esse post do RotaRoots de Junho né eu amei.
O seu nem preciso dizer que tá lindo demais né.
Bjs Ju e parabéns mais uma vez.
Bárbara Nogueira
Eu amo festa junina <3 aquelas bem típicas mesmo!
Os trajes e as comidinhas são o que mais me atraem. Achei uma pena porque esse ano teve copa sim mas não teve festa junina.
Aqui no Maranhão eu acho o máximo as noites de apresentação do Bumba Meu Boi, mas olha, nada se compara ao São João de Campina Grande, oh deus, que lugar é aquele? Que festa é aquela? Bom demais!
http://galeriacliche.blogspot.com.br/