30 abril 2015 arquivado em: Blog

Acho que esse é um dos posts mais esperados desde que anunciei que iria participar de um curso com a Sabrina Eras, e confesso que estava muito ansiosa para escrevê-lo 🙂 Demorei um pouco mais que o previsto para concluí-lo, mas espero que tenha ficado bem bacana e – principalmente – informativo.

Antes de mais nada, preciso esclarecer que concluí 24 horas de curso: 8 sábados com 3 horas, cada, nos meses de março e abril deste ano de 2015. Adoraria continuar com as aulas, mas infelizmente os gastos com uma viagem tão longa são mais altos do que posso arcar no momento :~ 
Estruturei o post por tópicos, assim fica mais fácil vocês buscarem as informações que precisam 🙂 Lembrando que tudo o que escrevi foi com base na minha experiência e nas minhas percepções, ok? Vamo nessa!
Qualquer pessoa está apta para fazer o curso?
Penso que sim; na minha turma, haviam alunos com os mais variados níveis de conhecimento e, em algum momento, a Sabrina precisou dividir a turma para facilitar a passagem de conteúdo para os “nichos de conhecimento” distintos. 
Quais os conteúdos abordados?
No período que eu fiquei, aprendi sobre materiais (e dicas de conservamento, curiosidades sobre cada um, relações de custo x benefício…), estudos de manchas (confesso que parece bobagem, mas é super importante!), valores (tanto em mono quanto em policromia – e essa parte considero a mais importante), dicas e técnicas para pinturas de flores (como atingir cores mais próximas das presentes na natureza, enquadramento, representação dos elementos da flor/planta… apaixonante!),  mercado de ilustração (noções de posicionamento e cálculo da hora de trabalho, percepção do valor da obra….)construção de cinzas óticos (ou cinza cromáticos)… E ainda conseguimos aproveitar o feriado da páscoa para irmos a campo e pintarmos juntos, sob orientação da Sabrina.
Qual o diferencial desse curso?
Não que eu tenha passado por muitos cursos de aquarela (fiz esse e um workshop com o Renato Alarcão em 2013), mas acredito que algumas coisas foram essenciais no processo de aprendizagem e na dinâmica das relações dentro da sala de aula:
– Sabrina é gente como a gente! ♥
Pode parecer besteira falar isso, mas eu mesma achava que ela era mais do tipo “intocável”. Que nada: Sabrina é um amor de pessoa e tem todas as qualidades que aprecio em professores: simpatia, paciência, humildade (!!!!), e o principal: ela não esconde nada, não tem medo/vergonha/receio de compartilhar o que sabe, e sempre está disposta a ajudar e nos guiar. Na minha opinião, quando o professor se mostra aberto, as aulas fluem muito melhor 🙂

A estrutura física da sala é como um grande ateliê
Esqueçam aquela estrutura de mesa + cadeiras enfileiradas, com paredes e lousa brancas. A Sala Ilustrada é um lugar muito inspirador, daqueles que sempre que você entra, percebe algo “novo”; as paredes são recheadas de obras de arte, existem produções de alunos por toda a sala, o lugar é bem aconchegante, a disposição das mesas facilita a interação… Outro fator importante pra que as aulas fluam bem!

Foco nas dificuldades de cada aluno
Apesar de a turma não ser tão pequena (são 15 vagas, no máximo), a Sabrina incrivelmente consegue captar as dificuldades de cada aluno; a primeira coisa que ela fez comigo foi esconder os pincéis fininhos, e me forçar a usar maiores. Foi meio tenso no começo, mas depois percebi a finalidade dessa privação e, no fim das contas, me percebi mais livre na técnica.

O que mudou na minha vida depois do curso?
– Minha mão/meu traço está mais leve e solto, com pelo menos 50% a menos de neura e daquela necessidade de fazer tudo lambido, retocando o tempo todo.
– Minha técnica de luz e sombra está visivelmente mais aprimorada – agora, consigo trabalhar sobreposições e diferentes tipos de mistura de água e tinta sem medo de errar.
– Meu conhecimento de cor também cresceu bastante: trabalhar com cores harmônicas, contrastantes, seguir paletas, atingir cores mais ou menos “sujas”… 🙂
E estou falando apenas dos aspectos diretos e técnicos do curso. Considerando que cheguei em Fortaleza há dois/três dias e que ainda não consegui me sentar pra aquarelar nada (desvantagens de ser de signo da terra: a gente demora a se adaptar às mudanças), ainda não deu tempo de todo esse conhecimento maturar no meu traço, mas tenho certeza que só serão contribuições positivíssimas.
Valeu a pena?
Ê, ê!
Brincadeiras musicais a parte, sim. Valeu muito a pena, e se eu pudesse e meu dinheiro desse, faria o curso completo. Foi um investimento alto (ainda mais pra mim, que precisei bancar os custos adicionais de viagem), mas que valeu cada centavo. Posso finalizar o post, então, recomendando o curso de olhos fechados pra quem tem pouco ou muito conhecimento em aquarela, mas está em busca de aprimoramento, desenvolvimento pessoal e evolução na técnica.
Para além dos conhecimentos de aquarela em si, ter tido a oportunidade de ter aulas com alguém que acompanho e admiro tanto – e há tanto tempo! – foi uma experiência incrível; conhecer a Sabrina pessoalmente e saber que ela é essa flor de pessoa só me fez admirá-la ainda mais, e me inspirou a ser uma profissional cada vez melhor. Sou muito grata por tudo! ♥



Se você não mora em São Paulo assim como eu, e quer ter acesso aos conteúdos didáticos, além de vídeos e curiosidades sobre o processo criativo e técnicas da Sabrina, uma boa notícia: ela criou um projeto no Patreon, onde você pode ter acesso a várias coisas dela colaborando com valores mensais a partir de 2 dólares! ♥ Clica aqui pra saber mais 🙂

Vocês podem acompanhar o trabalho da Sabrina pelo seu blog, página do facebook e instagram também 🙂

Espero que o post tenha sido útil!
E se matriculem no curso, porque é uma experiência linda demais ♥

 Informações técnicasCurso: Água e Cor: a Aquarela no Processo Criativo | Local: Sala Ilustrada | Endereço: R. Topázio, 380 – Aclimação (descendo na Estação Ana Rosa, são uns 15/20 minutos andando)
Contato: através do site. A resposta por e-mail chega rapidinho! 🙂

0
amaram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados