Oi, pessoas! đ Como contei pra vocĂȘs
nesse post, recentemente abri minha
Caixa Postal, e alguns de vocĂȘs curtiram a ideia de eu fazer um post falando sobre como fiz isso. Na verdade, pesquisei bastante em blogs e no prĂłprio site dos Correios antes de tomar essa decisĂŁo. Resolvi compartilhar com vocĂȘs, entĂŁo, os por quĂȘs dessa decisĂŁo e o que precisei fazer para abrir a minha Caixa Postal.
Motivos que me levaram a querer abrir minha Caixa Postal
1. Adoro me comunicar por cartas!
JĂĄ contei
por aqui como gosto de trocar cartinhas. Atualmente participo de alguns projetos e grupos sobre isso, e Ă© algo que me deixa bastante feliz. â„
2. Minha rotina em casa Ă© muito irregular
Uma das coisas mais desesperadoras Ă© quando o app dos Correios avisa que sua encomenda saiu pra entrega, e vocĂȘ nĂŁo tĂĄ em casa. Tendo a Caixa Postal, as encomendas sĂŁo entregues diretamente na agĂȘncia – nem vocĂȘ precisa “ficar de castigo” em casa, esperando o carteiro, nem precisa ficar tensa com essa questĂŁo de nĂŁo estar em casa. AlĂ©m disso, quais as chances de o carteiro amassar ou dobrar seus envelopes (jĂĄ que eles nĂŁo precisarĂŁo mais caber na caixa de correios da sua casa)? đ
3. Segurança
Por gostar de trocar cartinhas, pela questĂŁo das entregas da
lojinha virtual e também pelas questÔes de cadastramento em sites e serviços que utilizo (como o Mailchimp, por exemplo), fico mais tranquila de
expor esse endereço publicamente. A verdade é que sou bem
noiada com qualquer tipo de exposição, e sempre fico pensando que as pessoas podem
procurar minha casa no Google street view, ou ainda
virem bater aqui qualquer dia desses! NĂŁo sei se isso Ă© tĂŁo impossĂvel quanto parece, mas Ă© melhor prevenir do que remediar, nĂ©.
4. Vontade de tornar mais acessĂvel essa forma de contato
Sempre me questionei se meus leitores e amigues virtuais tambĂ©m nĂŁo gostam de trocar cartinhas, e sempre tive esse receio de expor meu endereço pra todo mundo. Com a caixa postal, tenho essa privacidade e segurança de poder exibir uma nova destinatĂĄria pras cartinhas de vocĂȘs, e tornar esse contato mais abrangente! đ
O que precisei fazer
1. Verificar, na agĂȘncia mais prĂłxima da minha casa, se havia alguma caixa postal disponĂvel.
Clicando aqui, vocĂȘ pode pesquisar qual agĂȘncia Ă© mais prĂłxima da sua casa (ou qual Ă© mais conveniente pra vocĂȘ). Depois, Ă© sĂł pesquisar o telefone da agĂȘncia na internet, ligar pra lĂĄ e perguntar se tem alguma caixa postal disponĂvel. Como eu vou com frequĂȘncia Ă agĂȘncia perto da minha casa, perguntei pro senhor do atendimento, mesmo.
2. Levar originais e cĂłpias do meu RG, CPF e comprovante de residĂȘncia;
Fiz cĂłpias aqui em casa, mesmo, em preto e branco. NĂŁo precisa autenticar, nem nada – o atendente me devolveu meus documentos originais e ficou com as cĂłpias.
Dica: Ă© bacana que o comprovante de residĂȘncia tenha entre 30 e 60 dias de emissĂŁo. Se vocĂȘ Ă©
menor de 18 anos, ou
pessoa jurĂdica, vale dar uma lida
nesse link.
3. Levar o dinheiro referente ao perĂodo que contratei o serviço.
No meu caso, fechei seis meses por R$40 (
dica: Ă© sempre bom dar uma olhada na
tabela de valores antes de sair de casa). Dividindo, sai menos de R$10 por mĂȘs, em troca de todos os pontos positivos que falei mais acima.
Assinatura do contrato
Depois disso, o atendente vai pedir pra vocĂȘ assinar uma espĂ©cie de contrato. Li o meu com atenção, e achei bacana dividir com vocĂȘs alguns pontos interessantes:
1. NĂŁo Ă© permitido receber encomendas enviadas por serviços que nĂŁo os da ECT (Empresa Brasileira de Correios e TelĂ©grafos). Ou seja: quando for fazer um pedido pela internet, sempre pesquisar se o envio serĂĄ por Correios ou por uma transportadora privada. No caso da segunda opção, vocĂȘ fornece o endereço da sua casa ao invĂ©s da caixa postal.
2. VocĂȘ pode fazer cĂłpias da chave (os custos sĂŁo por sua conta). E se vocĂȘ perder essa chave, terĂĄ de arcar com os custos dessa perda.
3. Se vocĂȘ nĂŁo quiser mais sua Caixa Postal, ainda tem 15 dias Ășteis (contando do vencimento) para retirar suas encomendas de lĂĄ. E esse mesmo perĂodo pra renovar o contrato.
Da prĂłxima vez que vocĂȘ for aos Correios e quiser consultar sua caixa postal, basta se dirigir ao balcĂŁo de atendimento com a chave e uma documentação, e falar com o atendente (sem pegar fila) :). AtĂ© a data desse post, eu ainda nĂŁo fui buscar nada na Caixa Postal, mas essas foram as informaçÔes que o atendente me deu. Ă possĂvel que haja variação de agĂȘncia pra agĂȘncia.
O Ășnico ponto negativo Ă© que vocĂȘ precisa se deslocar atĂ© a agĂȘncia pra pegar suas encomendas e cartinhas. Mas, pelo menos pra mim, isso nem Ă© tĂŁo problemĂĄtico assim – porque sempre vou lĂĄ pra enviar cartas e as encomendas de vocĂȘs. đ
Antes de abrir sua caixa postal, nĂŁo esqueça de verificar o site dos Correios e/ou de telefonar para a agĂȘncia onde vocĂȘ vai fazer esse serviço, pra verificar as informaçÔes e os valores certinhos. đ
Espero que o post tenha sido Ăștil e esclarecedor! Se tiver ficado alguma dĂșvida, nĂŁo deixem de me contar aqui nos comentĂĄrios! E se vocĂȘ tambĂ©m curte trocar cartinhas, nĂŁo deixe de me escrever:
Juliana Rabelo
CAIXA POSTAL 3529
CEP 60.410-970
Fortaleza (CE)
Um cheiro!
Amanda Gomes
deve ser muito legal ter uma caixa postal heuheu, acho super legal, em breve te mando uma cartinha ju <3
http://hey-mandy.blogspot.com.br/
Juliana
a sensação é bem gostosa, mesmo, Amanda! huhuehuehuae! manda sim a cartinha, vou amar <3
Jeys Quirino
miga que massa. sempre fico querendo abrir uma, mas sempre achei que era mais caro.
Juliana
eu tambĂ©m achei que fosse um absurdo, mas Ă© atĂ© bem acessĂvel đ E quanto mais tempo de contrato, mais o preço vai caindo. Achei bem bom :~}
Bruna Guedes
Eu acho muito legal esse sistema, mas nĂŁo sei se aqui na minha cidade tem, Ă© do interior e tal :/
Mas quando o blog crescer mais um pouco (se Deus quiser) vou procurar saber por lĂĄ xD
Adorei o post!
beijos
Ganurb
Juliana
Ă bem bacana, Bruna! Espero que vocĂȘ consiga em breve =~)
Grazi Lotti
eu sempre tive vontade de fazer uma, mas tbm sempre fiquei com preguiça de pesquisar essas coisas, entĂŁo muito obrigada pelo post! ahsuhaushuashuash â„
Meu maior motivo é sobre essa coisa tbm de segurança de dar meu endereço mesmo que seja pra uma empresa confiåvel e tals.
Vou pensar melhor agora sobre e acho fantĂĄstico trocas de cartinhas xD apesar de nunca ter feito isso kkkkk
beijos
Juliana
HHHAHAHAAH maravilhosa!
Nossa, o meu momento de escrever cartinhas Ă© muito maravilhoso. Experimenta escrever pra alguĂ©m que vocĂȘ jĂĄ goste – essa Ă© a porta de entrada pra drogas mais pesadas đĄ ahuahauh!
Michelli B.E.
Eu to coçando pra nĂŁo fazer uma… mas preciso de renda primeiro rs
Juliana
hihih :3
Bia Reys
Quando eu era pequena, e via os endereços de caixa postal dos famosos que gostava (eu colecionava aquelas revistinhas da capricho que vinha com posters de famosos e mais algumas informaçÔes sobre eles), sempre desconfiava de que era uma endereço falso sĂł pra enganar os fĂŁs, daĂ nunca mandei nada pra ninguĂ©m aiuehuiaehu Mas que legal, que facinho e prĂĄtico. E nĂŁo Ă© tĂŁo caro..pelo menos, nĂŁo achei tĂŁo caro. Achei que fosse bem mais….digo, de certo, o valor nĂŁo varia muito no resto do paĂs. Um dia, crio uma pra mim t.t enfim, muito bom o post, tudo muito bem explicadinho XD
bss :**********
Juliana
Huahuahauhuahuaha! Sim, Bia, assim que abri a minha fiquei pensando nisso dos famosos e tudo mais. Lembro dos apresentadores dos programas de TV, tambĂ©m, e chega atĂ© a ser divertido ter essa caixa postal XD Que bom que cĂȘ curtiu o post, fico feliz! <3
Andréia
Que legal!!! NĂŁo sabia que vocĂȘ era do Nordeste!
Agora algumas oficinas fazem mais sentido, hehehe.
Então, eu sou super nova nesse mundo de blogs (criei o meu em Junho), mas assim que precisei passar o endereço para alguém jå escolhi abrir uma caixa postal. Acho muito mais seguro, afinal, nunca sabemos quem estå do outro lado, né?
Muito sucesso! Beijo!
Andréia Campos
http://petitandy.com
Juliana
hahaha! isso mesmo, AndrĂ©ia. Muito mais seguro đ
Thiciana MandĂș
Se um dia eu for famosa e talentosa que nem vocĂȘ abro uma, por enquanto vou sĂł arrumar um tempinho pra te mandar uma carta mesmo đ
Juliana
hahahahahahah, que Ă© isso! vou adorar receber cartinha sua <3
Felipe
Nossa! que esclarecedor eu nem sabia dessas coisas todas que vocĂȘ falou! Foi tipo completamente informativo pra mim esse post. Da atĂ© vontade de começar a mandar cartas, sĂł pra ter uma caixa postal. Ei, quando vocĂȘ manda cartas.. vocĂȘ coloca cera e marca? meu sonho fazer isso!
Parabens! VocĂȘ se garante demais desenhando. Muita vontade de fazer esse curso de janeiro, vou me programar aqui! Beijo!
Juliana
Que bom que o post foi Ăștil pra vocĂȘ, Felipe! đ Eu nĂŁo ponho cera, nĂŁo, mas tambĂ©m Ă© uma grande vontade minha! đ E serĂĄ muito bom tĂȘ-lo na turma de janeiro! Espero que consiga se programar đ Seja sempre bem vindo por aqui!
Brenda
Menina estĂĄ dificil na minha cidade uma caixa postal, mas eu quero muito..e assim q conseguir vou começar a me corresponder! voce receberĂĄ uma cartinha minha adorei o espaço…n tenho blog nenhum mas sigo vĂĄrios, quem sabe n faço um para contar minhas experiencias com as cartas q irei enviar?
Liz
Ju,eu não gostaria que soubessem do meu endereço,e preciso colocar o endereço e o CEP quando eu enviar minhas cartas?
Daniel lemo
Oi, adorei o seu post! VocĂȘ contou de forma muito divertida e informativa como foi a sua experiĂȘncia de abrir uma Caixa Postal. Eu tambĂ©m acho que essa Ă© uma Ăłtima opção para quem gosta de receber e enviar cartas, ou precisa de mais segurança e praticidade nas suas encomendas.
Eu gostaria de complementar algumas informaçÔes que podem ser Ășteis:
VocĂȘ pode escolher o tamanho da sua Caixa Postal, de acordo com a sua necessidade. Existem trĂȘs tamanhos disponĂveis: pequeno, mĂ©dio e grande. O preço varia conforme o tamanho e o perĂodo de contratação. VocĂȘ pode conferir os valores aqui.
VocĂȘ pode receber notificaçÔes por e-mail ou SMS sempre que chegar alguma correspondĂȘncia na sua Caixa Postal. Para isso, basta cadastrar o seu endereço de e-mail ou nĂșmero de celular no site dos Correios, na ĂĄrea âMinhas Caixas Postaisâ.
VocĂȘ pode retirar as suas correspondĂȘncias na sua Caixa Postal de segunda a sexta-feira, das 8h Ă s 18h, e aos sĂĄbados, das 8h Ă s 12h. Os horĂĄrios podem variar conforme a agĂȘncia, por isso Ă© bom consultar antes. VocĂȘ tambĂ©m pode verificar se hĂĄ alguma correspondĂȘncia disponĂvel na sua Caixa Postal pelo site dos Correios, na ĂĄrea âConsultar Caixa Postalâ.
Marise
ADOREI SEUS POSTS MUITO FOFOS E AS INFORMAĂĂES RELEVANTES
Wallace
Vi que essa postagem Ă© bem antiga, de 2015, ainda tem Caixa Postal, serĂĄ que vale a pena ainda?
IsaĂas Manuel Carlos da Silva
isaiasmanuelcarlos@gmail.com
Elza
Boa noite! Sabe me informar se tem limite de tamanho ? Por exemplo: fiz um pedido pela Internet e vem numa caixa grande