7 outubro 2015 arquivado em: Blog random tutoriais
Oi, pessoas! 🙂 Como contei pra vocĂȘs nesse post, recentemente abri minha Caixa Postal, e alguns de vocĂȘs curtiram a ideia de eu fazer um post falando sobre como fiz isso. Na verdade, pesquisei bastante em blogs e no prĂłprio site dos Correios antes de tomar essa decisĂŁo. Resolvi compartilhar com vocĂȘs, entĂŁo, os por quĂȘs dessa decisĂŁo e o que precisei fazer para abrir a minha Caixa Postal.
Motivos que me levaram a querer abrir minha Caixa Postal

1. Adoro me comunicar por cartas!
JĂĄ contei por aqui como gosto de trocar cartinhas. Atualmente participo de alguns projetos e grupos sobre isso, e Ă© algo que me deixa bastante feliz. ♄

2. Minha rotina em casa Ă© muito irregular
Uma das coisas mais desesperadoras Ă© quando o app dos Correios avisa que sua encomenda saiu pra entrega, e vocĂȘ nĂŁo tĂĄ em casa. Tendo a Caixa Postal, as encomendas sĂŁo entregues diretamente na agĂȘncia – nem vocĂȘ precisa “ficar de castigo” em casa, esperando o carteiro, nem precisa ficar tensa com essa questĂŁo de nĂŁo estar em casa. AlĂ©m disso, quais as chances de o carteiro amassar ou dobrar seus envelopes (jĂĄ que eles nĂŁo precisarĂŁo mais caber na caixa de correios da sua casa)? 😀
3. Segurança
Por gostar de trocar cartinhas, pela questĂŁo das entregas da lojinha virtual e tambĂ©m pelas questĂ”es de cadastramento em sites e serviços que utilizo (como o Mailchimp, por exemplo), fico mais tranquila de expor esse endereço publicamente. A verdade Ă© que sou bem noiada com qualquer tipo de exposição, e sempre fico pensando que as pessoas podem procurar minha casa no Google street view, ou ainda virem bater aqui qualquer dia desses! NĂŁo sei se isso Ă© tĂŁo impossĂ­vel quanto parece, mas Ă© melhor prevenir do que remediar, nĂ©.

4. Vontade de tornar mais acessĂ­vel essa forma de contato
Sempre me questionei se meus leitores e amigues virtuais tambĂ©m nĂŁo gostam de trocar cartinhas, e sempre tive esse receio de expor meu endereço pra todo mundo. Com a caixa postal, tenho essa privacidade e segurança de poder exibir uma nova destinatĂĄria pras cartinhas de vocĂȘs, e tornar esse contato mais abrangente! 🙂

O que precisei fazer

1. Verificar, na agĂȘncia mais prĂłxima da minha casa, se havia alguma caixa postal disponĂ­vel.
Clicando aqui, vocĂȘ pode pesquisar qual agĂȘncia Ă© mais prĂłxima da sua casa (ou qual Ă© mais conveniente pra vocĂȘ). Depois, Ă© sĂł pesquisar o telefone da agĂȘncia na internet, ligar pra lĂĄ e perguntar se tem alguma caixa postal disponĂ­vel. Como eu vou com frequĂȘncia Ă  agĂȘncia perto da minha casa, perguntei pro senhor do atendimento, mesmo.
2. Levar originais e cĂłpias do meu RG, CPF e comprovante de residĂȘncia;
Fiz cĂłpias aqui em casa, mesmo, em preto e branco. NĂŁo precisa autenticar, nem nada – o atendente me devolveu meus documentos originais e ficou com as cĂłpias. Dica: Ă© bacana que o comprovante de residĂȘncia tenha entre 30 e 60 dias de emissĂŁo. Se vocĂȘ Ă© menor de 18 anos, ou pessoa jurĂ­dica, vale dar uma lida nesse link.

3. Levar o dinheiro referente ao período que contratei o serviço.
No meu caso, fechei seis meses por R$40 (dica: Ă© sempre bom dar uma olhada na tabela de valores antes de sair de casa). Dividindo, sai menos de R$10 por mĂȘs, em troca de todos os pontos positivos que falei mais acima.
Assinatura do contrato
Depois disso, o atendente vai pedir pra vocĂȘ assinar uma espĂ©cie de contrato. Li o meu com atenção, e achei bacana dividir com vocĂȘs alguns pontos interessantes:
1. NĂŁo Ă© permitido receber encomendas enviadas por serviços que nĂŁo os da ECT (Empresa Brasileira de Correios e TelĂ©grafos). Ou seja: quando for fazer um pedido pela internet, sempre pesquisar se o envio serĂĄ por Correios ou por uma transportadora privada. No caso da segunda opção, vocĂȘ fornece o endereço da sua casa ao invĂ©s da caixa postal.
2. VocĂȘ pode fazer cĂłpias da chave (os custos sĂŁo por sua conta). E se vocĂȘ perder essa chave, terĂĄ de arcar com os custos dessa perda.
3. Se vocĂȘ nĂŁo quiser mais sua Caixa Postal, ainda tem 15 dias Ășteis (contando do vencimento) para retirar suas encomendas de lĂĄ. E esse mesmo perĂ­odo pra renovar o contrato.
Da prĂłxima vez que vocĂȘ for aos Correios e quiser consultar sua caixa postal, basta se dirigir ao balcĂŁo de atendimento com a chave e uma documentação, e falar com o atendente (sem pegar fila) :). AtĂ© a data desse post, eu ainda nĂŁo fui buscar nada na Caixa Postal, mas essas foram as informaçÔes que o atendente me deu. É possĂ­vel que haja variação de agĂȘncia pra agĂȘncia.
O Ășnico ponto negativo Ă© que vocĂȘ precisa se deslocar atĂ© a agĂȘncia pra pegar suas encomendas e cartinhas. Mas, pelo menos pra mim, isso nem Ă© tĂŁo problemĂĄtico assim – porque sempre vou lĂĄ pra enviar cartas e as encomendas de vocĂȘs. 🙂

Antes de abrir sua caixa postal, nĂŁo esqueça de verificar o site dos Correios e/ou de telefonar para a agĂȘncia onde vocĂȘ vai fazer esse serviço, pra verificar as informaçÔes e os valores certinhos. 🙂

Espero que o post tenha sido Ăștil e esclarecedor! Se tiver ficado alguma dĂșvida, nĂŁo deixem de me contar aqui nos comentĂĄrios! E se vocĂȘ tambĂ©m curte trocar cartinhas, nĂŁo deixe de me escrever:
Juliana Rabelo
CAIXA POSTAL 3529
CEP 60.410-970
Fortaleza (CE)
Um cheiro!
1
amaram

Deixe seu comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 ComentĂĄrios

Receba atualizaçÔes sobre cursos, eventos, atualizaçÔes no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizaçÔes sobre cursos, eventos, atualizaçÔes no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteĂșdos presentes neste site sĂŁo de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados