6 maio 2014 arquivado em: Blog
Há algum tempo, recebi um comentário pedindo dicas de organização de materiais de desenho/pintura. Pensei bastante sobre como eu iria tratar disso por aqui, já que meus materiais estão sempre bagunçados… E então pensei em unir o útil ao agradável: iria reorganizar meus materiais (pelo menos os que ficam no birô) e mostrar pra vocês os prós e contras do antes e depois. Vamos lá? 🙂

Essa é uma foto que mostra o birô limpinho, sem nada espalhado, antes da reorganização. Como as coisas estão arranjadas? No birô, estão os materiais que uso com mais frequência: sketchbooks, lápis de cor, lápis de escrever, canetas e pincéis. Bom, como vocês podem ver, tinha muita coisa guardada dentro dessa caixa de sapato. Qual era o problema? Pra ajudar a entender a situação, aqui vai a visão “aérea” da minha caixa:

Como vocês podem ver, ali dentro havia de tudo: lápis de cor, canetinha, canetas, lápis pastel, estilete, borrachas, lápis com enfeites e cacarecos em geral. O que acontecia era que, muitas vezes, eu queria pegar um lápis de cor ‘normal’ e pegava um aquarelável, por engano. A estrutura ‘caixa’ é muito bacana para aglomerar coisas, mas não para isolá-las umas das outras. Pelo menos não pra mim. 
Dentro da caixa, os rolinhos de papel higiênico ajudavam a separar os materiais! O problema era que eu não conseguia enxergar direito, por exemplo, as cores certinhas dos lápis de cor que estavam atrás. Outra coisa que não estava dando certo: eu não conseguia pegar meus lápis cotoquinhos (aqueles que já estão quase no fim da vida) com facilidade. E eu, como uma boa virginiana, sou muito adepta de tudo que é prático.

Então comecei a remover todos os materiais de dentro da caixa: primeiro, os lápis de cor. Aproveitei para separar os ‘normais’ dos aquareláveis, e separei também aqueles que já estavam muito miudinhos.

Separei também meus marcadores da Copic e da Letraset, que mal uso. Guardei-os num estojinho de metal que ganhei na papelaria do Sr. Marciano, em Coimbra (sdds! ♥) e os alojei no armário, onde ficam os outros materiais. Separei também minhas canetinhas da Faber-Castell (aquelas, que a gente levava pra escola, mesmo), e aproveitei para testar todas: acabei descobrindo uma série de canetinhas secas e inutilizáveis.

Coloquei cada grupo de materiais dentro de uma caneca! Assim, ficou muito mais fácil visualizar o conteúdo de cada uma, além de deixar o birô visualmente mais limpo. Me preocupei em colocar todos os cotoquinhos dentro de uma caneca transparente, pra poder ver melhor quem estava ali dentro.

E assim ficou meu birô “novo”! 😀 Mais limpo, mais organizado e mais prático! Virginianos amarão essa frase.
Perceberam que tem um vidrinho com canetas dentro, ali no cantinho? São as unipins! O vidrinho era de azeitonas, e ainda pretendo pintar essa tampa + cavalinho de plástico que colei em cima. Depois fiquei pensando que ficaria lindo ter mais vidrinhos assim, e imediatamente pensei: ah, mas vou ter que abrir toda vez que quiser usar alguma coisa? Bom, mudei de ideia. Mas fica a dica pra quem não se importa muito com isso! 😀
Algumas coisinhas ainda me incomodam um pouco: primeiro de tudo, o brancão que ficou. Depois vou pensar em coisas legais pra dar uma animada nesse ambiente do meu quarto (e se vocês tiverem ideias, podem compartilhar nos comentários!). Depois, mesmo com a limpeza visual, as canecas ainda ocupam um bom espaço no birô, o que dificulta quando eu quero trabalhar com folhas maiores. Mas achei tão prático, que isso pode esperar até a próxima reorganização 🙂
*
Agora quero saber de vocês: gostaram da ideia? É bobinha, mas tão útil e prática… 🙂 Quem aí também organiza os materiais desse jeito? E quem organiza de maneira diferente? E quem se interessou em fazer com a caixa? Me contem nos comentários! 😀
Beijinhos pra vocês!
0
amaram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 Comentários