Há algum tempo, recebi um comentário pedindo dicas de organização de materiais de desenho/pintura. Pensei bastante sobre como eu iria tratar disso por aqui, já que meus materiais estão sempre bagunçados… E então pensei em unir o útil ao agradável: iria reorganizar meus materiais (pelo menos os que ficam no birô) e mostrar pra vocês os prós e contras do antes e depois. Vamos lá? 🙂
Essa é uma foto que mostra o birô limpinho, sem nada espalhado, antes da reorganização. Como as coisas estão arranjadas? No birô, estão os materiais que uso com mais frequência: sketchbooks, lápis de cor, lápis de escrever, canetas e pincéis. Bom, como vocês podem ver, tinha muita coisa guardada dentro dessa caixa de sapato. Qual era o problema? Pra ajudar a entender a situação, aqui vai a visão “aérea” da minha caixa:
Como vocês podem ver, ali dentro havia de tudo: lápis de cor, canetinha, canetas, lápis pastel, estilete, borrachas, lápis com enfeites e cacarecos em geral. O que acontecia era que, muitas vezes, eu queria pegar um lápis de cor ‘normal’ e pegava um aquarelável, por engano. A estrutura ‘caixa’ é muito bacana para aglomerar coisas, mas não para isolá-las umas das outras. Pelo menos não pra mim.
Dentro da caixa, os rolinhos de papel higiênico ajudavam a separar os materiais! O problema era que eu não conseguia enxergar direito, por exemplo, as cores certinhas dos lápis de cor que estavam atrás. Outra coisa que não estava dando certo: eu não conseguia pegar meus lápis cotoquinhos (aqueles que já estão quase no fim da vida) com facilidade. E eu, como uma boa virginiana, sou muito adepta de tudo que é prático.
Então comecei a remover todos os materiais de dentro da caixa: primeiro, os lápis de cor. Aproveitei para separar os ‘normais’ dos aquareláveis, e separei também aqueles que já estavam muito miudinhos.
Separei também meus marcadores da Copic e da Letraset, que mal uso. Guardei-os num estojinho de metal que ganhei na papelaria do Sr. Marciano, em Coimbra (sdds! ♥) e os alojei no armário, onde ficam os outros materiais. Separei também minhas canetinhas da Faber-Castell (aquelas, que a gente levava pra escola, mesmo), e aproveitei para testar todas: acabei descobrindo uma série de canetinhas secas e inutilizáveis.
Coloquei cada
grupo de materiais dentro de uma
caneca! Assim, ficou muito mais fácil visualizar o conteúdo de cada uma, além de deixar o birô visualmente mais limpo. Me preocupei em colocar todos os
cotoquinhos dentro de uma caneca transparente, pra poder ver melhor quem estava ali dentro.
E assim ficou meu birô “novo”! 😀 Mais limpo, mais organizado e mais prático! Virginianos amarão essa frase.
Perceberam que tem um vidrinho com canetas dentro, ali no cantinho? São as unipins! O vidrinho era de azeitonas, e ainda pretendo pintar essa tampa + cavalinho de plástico que colei em cima. Depois fiquei pensando que ficaria lindo ter mais vidrinhos assim, e imediatamente pensei: ah, mas vou ter que abrir toda vez que quiser usar alguma coisa? Bom, mudei de ideia. Mas fica a dica pra quem não se importa muito com isso! 😀
Algumas coisinhas ainda me incomodam um pouco: primeiro de tudo, o
brancão que ficou. Depois vou pensar em coisas legais pra dar uma animada nesse ambiente do meu quarto (e se vocês tiverem ideias, podem compartilhar nos comentários!). Depois, mesmo com a limpeza visual, as
canecas ainda
ocupam um bom espaço no birô, o que dificulta quando eu quero trabalhar com folhas maiores. Mas achei
tão prático, que isso pode esperar até a próxima reorganização 🙂
*
Agora quero saber de vocês: gostaram da ideia? É bobinha, mas tão útil e prática… 🙂 Quem aí também organiza os materiais desse jeito? E quem organiza de maneira diferente? E quem se interessou em fazer com a caixa? Me contem nos comentários! 😀
Beijinhos pra vocês!
Rebeca Bento
Eu fiz um porta lápis de Lego também pra guardar minhas Stabilo. XD
Christiane Silva
Fiz algo parecido, mas no lugar das canecas, reaproveitei latas de achocolatado, vidros de molho de tomate e outras embalagens (como as de doce de goiaba para espalhar cola/limpar pincéis). 😛
Maria Emilia
Que post fofo!! É bom demais ver os trequinhos de cada um, e de gente que mexe com arte, mais ainda! Então, mas antes de ler eu tive que ver o que é "bistrô" ..haha…juro que não sabia que era mesa de ecritório 😀
Curti ver que você tem os catoquinhos..tem uns que não jogo fora necas também! ah, eu não aprendi a colocar lápis em coisas de vidro, sou mmto desastrada..foi mais seguro colocar em caixas..hehe..bjimJuliana!
Lidiane Dutra
Muito linda a sua mesa de trabalho, Ju ♥ As canecas ajudam a manter tudo organizado e ainda servem como decoração, fica fofo demais. Eu costuma ter as canecas sobre a mesa, mas foi ficando uma muvuca, daí decidi comprar uma prateleira e subir tudo, agora deixo o mínimo de coisas para poder me espalhar melhor. 🙂 Beijos!
Camila Lacerda
Fico sempre babando e querendo me dar bem com essa arte, mas não tenho dom rs
Pode organizar as canecas em prateleiras.. o que acha?? :))
Tá tudo indo bem..
http://www.chadecalmila.com
Danielle Pimenta
Ju! (aloka íntima)
È a primeira vez que comento e na realidade a primeira vez que entro no seu blog (aviso que já adicionei ao meu feed do bloglovin!)
Para dar uma sugestão, eu vi esses dias um "Santa Ajuda" programa de organização que passa no GNT e pensei que uma ideia desse programa seria interessante para ti.
Era uma espécie de gradeado que ela colocava na parede e assim pendurava as latinhas organizadoras etc. vou colocar o link aqui embaixo e você da um bisu e vê se a ideia cabe no seu espaço!
http://gnt.globo.com/programas/santa-ajuda/episodios/5022.htm
Acho que é isso! Achei muito legal mesmo o seu trabalho.
Beijos,
Dani
Juliana Rabelo
Muito boa dica, Chris! Valeu por compartilhar 😀
Juliana Rabelo
Obrigada, fico feliz por ter gostado :~)
Na verdade, é "birô", e pelo menos aqui em Fortaleza todo mundo fala assim! ehuehueae
E sou incapaz de me desfazer dos meus lápis pequenininhos :~ Parece que vende na internet um extensor, que você acopla ao lápis pequenininho e ele "fica grande" de novo :O :DDDD
Também sou desastradíssima, mas o pote de vidro fica bem longe de mim, então não tem muito como dar errado… heuheihuae!
Bjs! :***
Juliana Rabelo
Muito obrigada, Lidy =~) Eu adorei as canecas aí, realmente é muito útil. Tô tendo problemas de espaço só às vezes, mas a ideia de subir com tudo é ótima! Só fico pensando que vou ter preguiça de levantar da cadeira pra ver o que tem dentro de cada coisa… eheueihhauiahuiea! Beijos, lindona!
Juliana Rabelo
A ideia das prateleiras é ótima, Camila! Muito obrigada pela sugestão :~)
Beijinhos!
Juliana Rabelo
Oi, Dani!
MEU DEUS QUE COMENTÁRIO ÚTIL!!! ♥ ♥ ♥ ♥
Amei a ideia! :DDDDD Mostrei pra minha mãe e ela também achou o máximo. Fico doida pra fazer essas reformas no meu quarto quando vejo esses programas :~)
Seja bem vinda por aqui e espero que deixe mais comentários legais (e úteis! hihihi) =~) Obrigada pela visita e pela gentileza ♥
Beijinhos!
Cyntia Campos
Eu achei linda a ideia das canecas (adoro canecas). Acho lindo mesa de artista hahaha, adoro lapis de cor, papel, tintas… não tenho muita prática com esses materiais, mas acho miuto lindo quem tem.
Conheci teu blog hoje, achei demais. Adorei suas ilustrações (vi muitas no facebook) e já tô pensando em encomendar uma. =D
Isabella Pessoa
Ficou bem parecido com o jeito que eu organizo meus materiais que uso com maior frequência(https://www.facebook.com/bellagpessoa/photos/a.521130924578330.117859.520628567961899/820850447939708/?type=1). Tem a caneca dos aquareláveis, uma com grafites e outros lápis para esboço, outra só com materiais de corte… e tem umas caixinhas pequenas de acrílico onde guardo materiais pequenos como borrachas, meus nanquins… kkk sou meio freak com organização.
Isabella Pessoa
Ficou bem parecido com o jeito que organizo os materiais que uso com mais frequência (https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t1.09/10172592_820850447939708_6104979760072880643_n.jpg). Tem a caneca dos pincéis, a dos aquareláveis, outra só com materiais corte… também peguei uma caixinhas de acrílico pra colocar materiais menores como borrachas, tintas nanquim e guache. Sou meio freak com organização kkk
Andréia Ribeiro
Sabe aqueles porta talheres de plástico com divisórias para colocarmos em gavetas de armário e que encontramos em lojas de utilidades? É assim que organizo meus lápis e material de desenho. Mais uma dica.:)
CarlosCrowd
Eu costumo organizar meus materiais de forma sistemática, separando por categorias e prioridades. Uso pastas físicas e digitais Links and email addresses are not allowed in comments.
Here’s your comment text if you would like to try again: para documentos importantes e aplicativos de notas para ideias e lembretes. Manter tudo organizado me ajuda a ser mais produtivo e eficiente em minhas tarefas diárias.