14 janeiro 2016 arquivado em: Blog tutoriais
agenda-personalizada-tutorial--juliana-rabelo-00

Já é tarde demais pra postar um tutorial de customização aqui no blog? Acho que esse ano eu meio que falhei como virginiana e deixei pra comprar minha agenda 2016 só em janeiro; o resultado disso? As agendas mais lindas e frufrus já tinham sido todas compradas 🙁 A parte boa é que pude aproveitar pra economizar pelo menos uns R$20 e ainda deixar uma agenda bobinha ficar bonitinha – e de quebra, atualizar essa categoria de tutoriais do blog! Vamos nessa?

agenda-personalizada-tutorial--juliana-rabelo-01
Você vai precisar de:
Tecido adesivo (comprei enquanto estava em SP. Se você morar em Fortaleza, já vi pra vender na Kixó Artesanato!), mas também pode ser um tecido comum ou mesmo papel pra scrapbooking, por exemplo. O processo para encapar é praticamente o mesmo para esses materiais.
Alicate
Durex ou qualquer outro objeto para “segurar” as dobras do tecido enquanto estão colando. Usei pregadores de roupa #sinceridades
Cola para artesanato
Papel para acabamento interno (usei papel kraft) e uma folha de ofício para laminar o tecido/capa da agenda, se for preciso.
–  A sua agenda.
Régua
– E uma tesoura sem pon-tá

Passo-a-passo:

1. com o alicate, “solte” o ganchinho que o arame faz nas duas pontas, e tente deixar mais ou menos reto para facilitar a passagem entre as folhas. 2. remova o arame da agenda, com cuidado pra não deixar as folhas saírem de ordem. 3. posicione uma das capas sobre o verso do tecido adesivo, risque em volta e adicione mais ou menos +1,5cm de largura, para sobrar tecido pro acabamento interno. 4. posicione a capa sobre o tecido adesivo e vá puxando o papel adesivo devagar. Para não criar bolhas, eu usei um pano para ajudar a “deslizar o tecido”. Repita o procedimento na outra capa.
Importante: se você está usando papel ou tecido com cola, aconselho usar um rolinho para espalhar a cola (e diretamente no papel/tecido, que eles absorvem melhor) – assim, fica tudo mais uniforme! 🙂

agenda-personalizada-tutorial--juliana-rabelo-02a
Nesse ponto do processo, eu percebi que deveria ter laminado as capas da agenda antes de passar o tecido. Para não cometer o mesmo erro que eu, basta recortar um pedaço de papel ofício (do mesmo tamanho da capa da agenda) e colar na capa. Evita que fique aparecendo um pouco da capa original sob o tecido, principalmente se ela tiver elementos muito chamativos. 

Eu me importo bastante com a parte do acabamento, por isso detalhei direitinho esse passo, pra vocês verem bem como eu fiz o meu: 5. dobrei a pontinha tentando fazer com que as laterais fizessem 90º com a margem lateral (repeti isso nas outras 3 pontas). 6. dobrei as duas laterais no sentido de dentro da agenda (comecei pelas superiores, depois as laterais). 7. passei cola nas “abinhas” que ficaram soltas no processo. 8. furei com tesourinha de unha os locais por onde o arame iria passar. Importante: se você usou papel ou tecido com cola, tenha certeza de que o material secou completamente antes de fazer os furinhos! 🙂
 Nesse ponto fiquei triste com o acabamento, que ficou com esses fiapinhos de tecido à mostra. Alguém tem alguma dica pra fazer isso de uma forma diferente? 

Ah, e na foto 8 dá pra ver o que falei sobre a questão de laminar a capa – reparem que o tecido revela algumas coisas da capa original.

agenda-personalizada-tutorial--juliana-rabelo-04

Aqui, colei um retângulo de papel kraft, aproximadamente 1cm menor nas laterais do que o tamanho da capa, na parte de dentro. Dependendo do tamanho que você recorte seu retângulo, essa etapa pode acontecer antes ou depois da perfuração dos buraquinhos do arame. Coloquei pregadores de roupa nas pontinhas do papel para assegurar que ele iria ficar bem coladinho na agenda.

agenda-personalizada-tutorial--juliana-rabelo-05

E assim ficou a agenda que vai me acompanhar por todo esse ano! Eu levei cerca de trinta minutos no processo (incluindo o tempo que passei arrumando o cenário e fotografando), então é um tutorial bem facinho. Vale também pra cadernos, e acho que é uma ótima solução pra voltar às aulas com vários itens exclusivos. :~)
Espero que vocês tenham curtido! Quem fizer, me marca nas redes ou me manda um e-mail pra eu ver, tá? E se vocês tiverem alguma dica pra contribuir com esse tutorial, não deixem de me contar aqui nos comentários! Vou adorar saber :~)

Me segue por aqui também: instagram | youtube | pinterest | facebook | snapchat: julianarbl
Apadrinhe meu trabalho e receba uma série de vantagens/recompensas 🙂

3
amaram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados