24 novembro 2014 arquivado em: Blog
Nos dias 21 e 22 de novembro, aconteceu o evento [DES]enquadradas aqui, em Fortaleza. Organizado pelas maravilhosas Amanda Alboino, Débora Cristina e Rute Aquino, o evento teve o objetivo de repensar e recriar a atuação feminina no mercado de ilustração e quadrinhos no Brasil. Eu tive a imensa alegria de participar como convidada, e esse é um post de agradecimento e de considerações sobre o evento e sobre o que ele despertou em mim.

créditos da imagem: Angélica Maia – Porto Iracema das Artes
Logo no primeiro dia, rolou mesa redonda sobre a produção gráfica feminina, tema discutido entre as convidadas Mariamma Fonseca (do Lady’s Comics!) e Ana Luiza Koheler, e mediado pela lindinha Blenda Furtado. Já foi um acorda muito bem dado, muita informação sobre a relevância do protagonismo da mulher no universo gráfico. Dessa mesa, saíram frases e lições incríveis como a necessidade de dialogar com a sensibilidade da mulher, a mulher como sujeito e ouvir o outro.
créditos da imagem: Thamires Oliveira – Porto Iracema das Artes
No mesmo dia, aconteceu minha Oficina de Aquarela Experimental! Uma das melhores que já ministrei ao longo desse tempo de carreira, diga-se de passagem – naquele ambiente tão receptivo e até certo ponto descontraído, teve espaço pra técnica e experimentação, pra uma enxurrada de memes (ninguém sai!) e pra selfie de 16 pessoas!
que lindos! <3
Enquanto rolavam as oficinas, acontecia a Feira do Mar, reunindo produção impressa artística dos convidados e de artistas de vários lugares do Brasil! Foi a primeira vez que participei de uma feirinha e, apesar da minha enorme timidez, foi uma experiência muito massa! 🙂
Luis, Rute Aquino, Cecília Andrade, LoveLove6, Amanda Alboino, Débora Cristina, Luiza, Brendda, Carol, Sirlanney , Negahamburguer, euzinha, Natália Garcia e Nathalia Forte! <3 Foto da Blenda Furtado.
 No [DES]enquadradas teve também almoço no Passeio Público, teve uma porrada de gente linda, legal e super talentosa reunida discutindo sobre a vida de quadrinista e de ilustrador, compartilhando experiências e vivências. 
foto da Débora Cristina
Foi também a primeira vez que participei de uma mesa redonda! Apesar do nervosismo e do medo de falar besteira, gente: eu tava dividindo mesa com a Natália Matos, com a Sirlanney (Magra de Ruim) e com a Gabi (LoveLove6)!! Como assim? <3 A gente discutiu sobre estratégias de autopublicação na internet, e falamos sobre assuntos legais como a insegurança de postar algo autobiográfico, sobre as vantagens e desvantagens do online versus impresso e sobre como a gente fazia pra conseguir se divulgar na internet. Foi muito massa!
Eu poderia passar horas falando de como eu achei cada pedacinho do evento sensacional, ou de como cada mesa abriu minha cabeça de maneiras extraordinárias, ou de como foi muito massa saber que eu estava dividindo espaços com artistas super talentosas que eu admiro muito… Mas acho que tudo isso seria redundante, então eu queria só agradecer, mesmo.
Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos, o livro lindo da Luiza linda!
Dedicatória da Cris Peter no livro de sua autoria, O Uso das Cores. <3
Agradecer primeiro às meninas, que me convidaram pra oficina, pra mesa e pra feirinha; agradecer às pessoas que lotaram minha oficina em menos de três dias de divulgação (!), e aos que foram pra tentar participar, mesmo sabendo que poderia não dar certo. Mas deu! Obrigada aos meus amigos queridos que foram assistir minha oficina e me prestigiar no evento, aos amigos que me reencontrei, que me aproximei e aos novos amigos que fiz por lá! Às pessoas que, ao lerem meu crachá ou ao ouvirem meu nome, falaram: caraca, tu que é a Juliana! Eu te sigo há um tempão! Esses momentos foram irados <3
Um super obrigada pela saudade que ainda tô sentindo até agora, aos novos blogs que vou adicionar ao meu blogroll e às pessoas que entraram pra minha lista de quero-ser-igual-quando-crescer. Com a licença do palavrão, esse evento foi foda! ♥
0
amaram
    O SolidariedARTE em fotos
    Ju Rabelo em SP! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 Comentários