Quem me acompanha nas redes e por aqui também, já viu que já fiz vários experimentos usando caneta bic e papéis variados: depois de ter passado pelo kraft e notas fiscais (
veja aqui), finalmente encontrei a
combinação perfeita pra essa técnica! ♥
E, pra mim,
caneta bic e
papel bristol foram feitos um para o outro! ♥ Eu já havia tentado usar lápis de cor no papel bristol antes (
veja aqui minha experiência), mas preciso dizer que não encontrei nenhum material melhor de aplicar nele do que a caneta.
O papel bristol é muito liso, e isso facilita a aplicação da caneta, que corre mais livre e sem tantos atritos (causados por papéis de mais textura, por exemplo). Ele tem uma superfície brilhosa, mas que absorve a tinta da caneta rapidinho, e o melhor: a folha não fica grudenta, depois.
Você deve estar se perguntando: mas qual caneta comprar? Eu comecei com a velha e boa BIC, esse modelinho com o corpo laranja/transparente. Sempre gostei dela pra escrever, porque ela tem a ponta mais fininha e delicada, e o azul dela é bem mais bonito do que o daqueles modelos clássicos. Depois, comprei essas coloridinhas da CIS (no corpo, tem ‘CIS Happy’) em uma papelaria pertinho da minha casa e me surpreendi com as cores, com a espessura da ponta (é muito fininha!) e com o preço: acho que custou menos de um real (!!!). As demais canetas são Faber-Castell, sobreviventes dos tempos de colégio. Ainda não usei elas na ilustração, mas as cores são super bonitas 🙂

O
papel bristol quase não tem textura, e o acabamento do desenho fica muito bonito e vivo. Ilustrar com caneta é uma possibilidade super
econômica de você liberar a criatividade e soltar o traço, além de exercitar a
variação de pressão exercida sobre a caneta, super importante para dar efeitos de luz e sombra.
Para preencher um desenho com caneta, basta fazer pequenas hachuras (risquinhos – veja no detalhe da foto acima) ao longo do desenho, até conseguir o efeito desejado; a cada nova sobreposição de hachura, a cor vai ficando mais forte, então é preciso deixar a mão bem leve na hora de usar essa técnica.
Separei dois vídeos bacanas sobre essa técnica, pra explicar melhor o que eu tô falando:
Um guia super bacana e completinho com dicas de materiais e de manuseio das ferramentas, além de exercícios pra quem tá começando agora! Em inglês. O autor do vídeo ainda não fez a parte 2, mas só essa primeira parte já tem um monte de coisa!
Speedpainting com caneta! Inspirador! 🙂
*
Agora me digam: ilustrar com caneta Bic é amor, sim ou claro? É muito bacana, e dá pra fazer arte em qualquer lugar, em qualquer hora. Super prático e ace$$ível. Espero que todos estejam empolgadíssimos para dar uma chance pra essa técnica 🙂
Amou demais? Vem espalhar esse amor aqui embaixo, nos comentários! E se você ficou decidido a experimentar caneta Bic, não deixe de me contar o que você achou, hein?
Beijos e até o próximo post! ♥
Silvia
Oie flor :))
amei a técnica com a caneta! acho q até desenho melhor com caneta mesmo!
faz draw my life e a leitora quer saber, por favor?
amo seus post!
Lidiane Dutra
A Nuria Riaza é uma super fonte de inspiração quando o assunto é esferográfica, os cabelos que ela faz são de babar: http://www.nuriariaza.com/
Eu curto mais o traço linear da caneta, sem tanta hachura, fico fazendo tracinhos até preencher a figura 😀
Beijokas
Arantxa Carolina
eu amei tanto esse desenho, não sei nem expressar! <3
(talvez, e só talvez, tenha a ver com a minha leve obsessão por sereias ultimamente. mas também pode ser pelo fato de suas ilustrações serem maravilhosas <3 amei os detalhes!)
Ramon Almeida
Muito legal, adorei os olhos da sua sereia, são profundos, distantes… Muito incrivelmente lindo, amo quando desenhos assim transmitem alguma coisa, é incrível.
P.s.: Eu sou adepto às bics, gosto muito de usar, mas eu acabo estragando a maioria das minhas canetas da escola, trágico… ou não. Bejo.
Renata Carvalho
Já fiz vários desenhos com a caneta Bic e sempre manchavam minha mão depois quando eu encostava no desenho, por isso me surpreendi com esse papel aí que absorve a tinta logo 🙂
E também sou adepta da Bic modelo laranja-transparente, é realmente a melhor pra escrever e com uma cor muito bonita.
Beijos,
Livro de Memórias
Michelle Rinaldi
Oi Ju, tudo bem?
Essa ilustração está disponível para venda?
Amei ficou linda!!!!!!
Beijos =)
Natalie Rodrigues Alves
Também sou fã de ilustrar a caneta, pelos mesmos motivos q o seu, mas preciso praticar muito pra chegar no seu nível,hehehe! Lindo demais! Bjos