Olá, pessoas! Como tenho falado em posts anteriores, as coisas tão bem puxadas por aqui. Tenho um monte de ideias de postagens pro blog, mas não consigo me organizar pra postar (e, ao mesmo tempo, me recuso a fazer um post “meia boca”, só pra não deixar isso aqui parado). Como uma boa virginiana que sou, quando as coisas apertam do lado de cá, mergulho de cabeça no trabalho – o resultado disso são várias aulas e encomendas, e pouco tempo para estudar/praticar/ter vida social.
As últimas semanas têm sido de acontecimentos pesados e dolorosos, e estou prestes a dar passos significativos na minha vida pessoal. É um momento muito delicado, eu me sinto bastante fragilizada e por vezes sem energia para correr atrás dos meus objetivos. Eu não consigo entender o que me bloqueia, o que me puxa pra trás na hora de lutar pelo que eu quero, então a ilustração de hoje é sobre meu desejo mais profundo, nesse momento: deixar meus pássaros voarem.
O processo
(postei várias etapas do desenho no snapchat – julianarbl :D)
O resultado final
Materiais utilizados
– minhas aquarelas favoritas;
– papel Canson Montval Aquarelle;
– caneta gel branca;
– caneta unipin 0.05;
– lápis de cor.
No processo dessa ilustração, foi inevitável lembrar do poema do Mário Quintana: “Todos estes que aí estão / A atravancar o meu caminho: / Eles passarão / Eu, passarinho”. É um dos meus poemas favoritos da vida inteira, e acho que fala muito sobre a importância da gente ser humilde e reconhecer que existem coisas que não podemos controlar, ao mesmo tempo que devemos nos preocupar com nossos planos, sem olhar pra grama do vizinho (tá aí uma coisa difícil), reconhecendo nossas limitações e trabalhando no que nos é possível fazer. Dar pequenos passos, respeitando nosso próprio tempo. Ter paciência e respirar fundo quando algo sai do planejado (queria repetir isso mil vezes pra mim mesma).

Essa ilustração está à venda na lojinha virtual! Clique aqui para levá-la para sua casa! 🙂
Desejo pra vocês o que desejo pra mim mesma: uma semana tranquila, com bons motivos para sorrir. 🙂
Espero que tenham gostado da ilustração de hoje! Não esquece de deixar um recadinho pra mim, nos comentários <3
Acompanhem minhas ilustrações também nas redes sociais:
Se você curte meu trabalho e quer me ajudar a continuar produzindo conteúdo,
seja um padrinho ou madrinha e receba uma série de vantagens/recompensas 🙂
Marcela Fabreti de Oliveira
Você diz caneta gel branca e eu imediatamente lembro daquelas top da balada do ensino fundamental que tinha cheiro de pipoca e ninguém sabia ao certo pra que servia. Gostei muito dos detalhes do rosto, do brilho da boca. Uma caneta com cheiro de pipoca nunca esteve em tão boas mãos.
Sentimentaligrafia
Juliana
HAHAHAHHAHAHA! Meu sonho é encontrar aquela caneta com cheirinho! Nunca mais encontrei pra vender =~ Muito obrigada pela gentileza ♥ ♥ ♥
Thathá in Rockabilly
Deixe os ventos chegarem e crie velas para mudar seu barco de direçao.
Parabens pelo seu trabalho, Ju!
Lili
Ficou bonito, Juliana! todo mundo tem momentos mais desafiadores! Só tome cuidado com a resistência que é algo que as vezes nos atrapalha de brilhar tanto quanto poderíamos! Lembrei disso pq vc disse q não sabe o q te bloqueia… Pode ser ela! No mais, acho que temos que aceitar as limitações do tempo e, um pouco, as nossas limitações físicas e mentais tb. As vezes precisamos de um tempinho pra descansar. Besos!
Alicia Vamp
A sua ilustração ficou muito bonita juliana.
É a primeira vez que comento aqui no seu blog, e eu gostaria de agradecê-la por compartilhar seus desenhos e experiências conosco. Sabe, eu comprei o meu estojo de aquarelas quando eu estava no segundo ano do ensino medio, eu tentei fazer desenhos com ele, mas eu era um verdadeiro fracasso. Eu estragava todos os desenhos que eu tentava colorir, estraguei tantos desenhos que chegou um dia que eu me aborreci e guardei todos os materiais de aquarela no fundo de uma gaveta. Agora eu estou na faculdade e conheci o seu blog, ao ver os seus desenhos me bateu uma vontade de voltar a pintar! Eu voltei a pintar, estraguei um quilo de desenho, mas as suas ilustrações me inspiravam a continuar tentado, até que chegou um dia que eu conseguia terminar os meus desenhos e me satisfazer com os resultados.
Eu queria agradecer por servir de exemplo tanto para mim quanto para varias outras pessoas!
Eduardo Matos
"Ter paciência e respirar fundo quando algo sai do planejado". Acho que meu cérebro veio com essa parte defeituosa… XD
Mas disse tudo! =)
Anônimo
Ju (já pegando intimidade),
Sei como é isso, você quer abrir os braços e poder voar livre como um pássaro, mas parece que há uma corrente no tornozelo de puxando pra terra firme. Também não sei o que me ocorre, às vezes é só medo injustificado, às vezes ansiedade de perder o controle… ou de tudo dar errado e ver o sonho virar pó. Como você mesma disse, não acho também que haja alguma fórmula mágica para superar isso. Vai no próprio tempo mesmo, se conhecendo e se permitindo e de repente talvez sem perceber, já estaremos voando. Uma barreira de cada vez…
Abraços e sucessos
Bela Hanajima
Que linda! Passa uma serenidade.
Marina Menezes
Que linda! Estou me sentindo exatamente assim: bloqueada, mas sem saber exatamente porque ou como.
Nathalia Ganesha
Amei a ilustração Ju. Também acho esse poema lindo, espero que você também tenha uma linda semana, bjs.
Tamy Batista
Precisa mesmo dizer que ficou a coisa mais linda? hehehe (não seria novidade né)
Adoro a leveza de suas ilustras <3
Beijos :*
Tamy | http://www.descoladavida.com
Samira
Jú, Sei que talvez não faça muita diferença dizer algumas coisas porque nem sempre as pessoas entendem o quão ruim estamos.
Eu não sei o que está acontecendo com você mas pelo que falou no post dá pra ter uma noção. Jú, você tem um talento incrível que é responsável por tornar muitos sonhos em realidade (a exemplo do meu) e acredito que sempre que olhamos para os seus trabalhos vemos um pouco de você e da sua alma, assim como quem lê meus poemas e textos vêem um pouco de mim, somos artistas (cada um da sua forma visto que não sei nem pintar de lápis de cor rsrs). Mas o que quero dizer é que não importa as circunstancias nós temos que acreditar em nós, temos que pensar se este problema que estamos fará diferença na nossa vida daqui há uns cinco anos. Falo essas coisas porque este ano me decepcionou (as pessoas) em vários campos e eu pensei em desistir de projetos que eu planejava e sonhava há muito tempo. Entretanto eu percebi que sou mais do que os meus problemas e que eu posso viver bem sem essas pessoas que me magoaram. Acredito que em algum lugar terá alguém que precise de mim, pode ser apenas um pessoa que leia o que eu escreva ou que queira me conhecer, mas eu coloquei a minha cabeça que vou lutar por essa única pessoa, mesmo porque ela é a confirmação de que eu estou no caminho certo. Agora veja, você tem inúmeros admiradores e pessoas que amam o que você faz, dê valor a essas pessoas. Por muito tempo eu pensei e me preocupei com as pessoas que não gostavam de mim, nessa eu deixei de ver e de dar valor a quem se importava comigo, quem no fim valia pena. Então acho que é isso Jú, não conheço muito você como pessoa mas o pouco que vejo percebi que você é tão incrível como sua arte.
Um beijão
Se cuide
P.S: Amei o ilustrasunday , você conseguiu nos passar o que queria, como sempre! E esses versos do Quintana são maravilhosos, mesmo, também adoro!
Anônimo
Oi julie ficou linda :).
Queria perguntar uma coisa entre os lápis aquareláveis da derwent, você acha que valeria a pena investir nos da Cretacolor?
Fico pensando muito sobre isso já que a Cretacolor parece chegar mais próximo a uma aquarela mas queria muito investir em um dos dois.
Já tive minhas decepções com a Cret. mas nunca usei os da derwent, também não tenho muita certeza se você já teve algum contato com a cret. maaas, gostaria muito de uma opinião, porque sei que você tem os lápis da derwent .:)
Thiciana Mandú
Simples e muito tocante, Ju.
O seu domínio dos materiais está incrível, e você sabe misturar muito bem diferentes técnicas.
Fica tranquila que problemas vêm e vão e fazem parte da nossa construção como pessoas, como adultos. Eu também passo mil bloqueios e tenho muitas dificuldades. Atualmente eu só tenho feito trabalhos comissionados. Desde que descobri a segunda gravidez em maio que não faço um único trabalho autoral que não seja um rabisco ou outro, apressado, sem sentimento. Eu poderia escrever um livro sobre a quantidade de coisas no meu caminho, mas a verdade é todos nós vamos muito além das nossas limitações e quanto mais falamos delas, mais parece que crescem.
Eu agora estou divulgando meu trabalho somente pelo facebook mandu.arts e pelo tumblr thicianamandu, dá uma conferidinha lá <3 beijos e sucesso na sua jornada!
A Bela, não a Fera
Fico babando nos seus trabalhos e voltei aos poucos a desenhar.
Meu sonho, quando pequena, era desenhar w meu pai vivia falando que não era 'futuro'.
| A Bela, não a Fera |
| FB Page A Bela, não a Fera|
Jessica Asato • Mãegnífica
"eu me sinto bastante fragilizada e por vezes sem energia para correr atrás dos meus objetivos. Eu não consigo entender o que me bloqueia, o que me puxa pra trás na hora de lutar pelo que eu quero,"
Me senti tão bem com essas frases, é como se você tivesse falado de mim, sabe? Eu sempre me senti assim, acho que tenho esse meu lado desde sempre… =( Agora com o Luquinha tenho me esforçado um pouco mais pra ir atrás dos objetivos mas mesmo assim sempre tem algo que me puxa pra trás.
Sendo assim nem preciso dizer que AMEI sua ilustração e o significado dela, mais ainda!
Parabéns Ju!
<3
Aracelly Galvino Alvarenga
Adorei o blog, amei os desenhos e o protejo #ilustrasunday. Continue c esse trabalho lindo <3
Michelli B.E.
Tão leve e cheio de significado =D
Lidiane Dutra
Apesar de ser muito pessoal, esse sentimento chegou aqui em mim também. Ando bastante desconectada das pessoas e preciso aprender a dizer não ao que me incomoda, para que meus pássaros voem também.
E lembra sempre: a única pessoa que sabe da tua vida é tu; o resto é o resto… 😉
Beijão :*