24 agosto 2013 arquivado em: Blog dicas Equipamentos tutoriais

O maior desafio de quem pinta com aquarela é preservar os brancos; quando a pintura envolve texturas, manchas e efeitos, esse trabalho fica ainda mais desafiador. A máscara para aquarela pode ser uma grande aliada nessas horas – é um líquido “emborrachado” que preserva determinada área do papel para que você possa aquarelar livremente, sem interferir na área protegida.

máscara para aquarela - Juliana Rabelo

Existem algumas marcas no mercado:

Hey! Meus leitores e alunxs têm desconto em compras no site da Lukas! Insira  cupom JURA5 para 5% de desconto na primeira compra, e JURABELO para 2,5% de desconto nas próximas compras! ✨

máscara para aquarela - Juliana Rabelo

Eu só experimentei a da Corfix e a da Pébéo, que é a minha favorita até o dia desa postagem: é bem fina e não tem cheiro forte; tem tanto o formato em potinho (pra aplicar com pincel) quanto em caneta, que é super prático e excelente para detalhes pequenininhos.

Hey! Ficou na curiosidade e quer comparar preços? Tem uma postagem aqui no blog com indicações de lojas para comprar máscara para aquarela e outros materiais artísticos, não deixe de ler! 🙂

A postagem original sobre máscara para aquarela aqui no blog é datada de agosto de 2013, e recuperei as imagens originais do passo-a-passo de aplicação pra mostrar pra vocês como funciona:

máscara para aquarela - Juliana Rabelo

Assim que terminar com a máscara, corre pra lavar o pincel. Sério. E não sai só com água, viu? Tem que ser água e sabão. A máscara seca rápido, e ela pode acabar estragando as cerdas do seu precioso pincel. Por isso, a dica é que você separe um pincel de qualidade inferior para utilizar a máscara de aquarela.

POSSIBILIDADES COM A MÁSCARA PARA AQUARELA

máscara para aquarela - Juliana Rabelo

Esses são pedacinhos de ilustrações que tô desenvolvendo pra um livro infantil que tem bastante textura – imagina como ia ser absurdamente mais difícil fazer esses trabalhos tendo de desviar dos sapinhos!

máscara para aquarela - Juliana Rabelo

Aqui, um experimento que fiz junto com xs alunxs do curso de aquarela lá do Estúdio Daniel Brandão – usando a máscara para criar esses grafismos de ondas e trabalhando com bastante texturas, cores, respingos e tudo mais. Quando tiramos a máscara, o resultado ficou assim; as linhas brancas preservadas! 🙂 Aqui, usei a máscara para aquarela em caneta.

DICAS

Muitos de vocês, ao experimentarem a máscara de aquarela, podem se deparar com alguns problemas – o mais comum está relacionado com os rasgos que o papel pode sofrer com a aplicação, e aqui abaixo eu listo algumas dicas preciosas pra que você possa tirar o melhor dessa experiência:

  • fazer o traço do desenho à lápis bem forte – ao remover a máscara, ela acaba tirando um pouco do pigmento do grafite.
  • usar um papel de qualidade (gramatura 300g/m², próprio para aquarela);
  • para aplicar a máscara, escolher um pincel mais baratinho e menos importante pra você, porque a tendência é que estrague as cerdas.
  • você também pode aplicar a máscara usando palito de dente e bico de pena!
  • o tempo de secagem é crucial para o bom resultado da máscara: deixe a máscara de aquarela secar bem antes de começar a pintura, e deixe a aquarela também secar 100% antes de remover a máscara.
  • para remover a máscara, você pode esfregar seu dedo, usar uma borracha firme e ainda um saco plástico (também fazendo atrito).

Eu evito ao máximo usar a máscara de aquarela no meu trabalho, pois sou uma pessoa muito prática, que gosta de trabalhar com o mínimo de materiais possível. Mas em alguns casos, a máscara é realmente algo que otimiza o tempo de trabalho, e vale super a pena ter uma à mão!

Gostou desse post e gostaria de ler mais sobre aquarela, processos criativos e resenhas de outros materiais? Acesse o menu de dicas aqui do blog e aproveita! 🙂

0
amaram
    Aquarela de bolso Pebeo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

27 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados