Nunca me dediquei com afinco em desenho de moda no período de faculdade, e não continuei os estudos depois de formada, ou seja: minha mão estava bastante enferrujada pra esse tipo de desenho. Eu sempre tive uma dificuldade absurda no desenho de poses e proporções e, quando chegou o momento em que eu precisei desse conhecimento, tive de treinar bastante até conseguir chegar em algo que me agradasse. Hoje compartilho com você esses estudos de pose e meu método de estudo :}
Sempre que estou estudando algo difícil, recorro ao método da repetição, que nada mais é do que repetir um exercício (ou uma série de exercícios) com o objetivo de aprimorar os resultados, sempre observando aquilo que não deu certo no desenho anterior e tentando melhorar no próximo. Eu também gosto muito de enumerar os desenhos na ordem em que foram feitos, para comparar o primeiro e o último – a evolução é sempre surpreendente!
O mesmo acontece quando a ilustração é feita sob encomenda: faço mais de um desenho, até ficar satisfeita com o resultado. As poses da foto acima foram para um blog voltado para mulheres mais adultas e cheias de coisas para fazer todos os dias, sem deixar de lado sua graciosidade e elegância. Ao comparar o primeiro desenho com o último, é visível a transformação da personagem.
Agora que vocês já conhecem um dos meus métodos de estudo, vou mostrar quais foram minhas poses preferidas! Olha só:
Todas elas foram as últimas de suas séries, o que leva a crer que a prática leva à perfeição, ou pelo menos ao caminho dela. E pra mostrar que tudo tem seu começo, aí estão os primeiros estudos de poses para essa primeira série de exercícios (os feitos em papel pautado):

Agora quero saber se vocês compartilham dessa mesma dificuldade que eu, e qual o método de estudo que vocês usam. E, claro, quero saber se vocês curtem esse tipo de postagem, mais reveladora e mais de backstage, mostrando o que vem atrás de uma ilustração finalizada. Não deixem de me contar nos comentários, viu?
Beijinhos e até o próximo post!
Beatriz Muto
Ju, to encantada e super inspirada com suas ilustrações ! Demorei uma cota pra comprar papel pra aquarela e bateu aquele medo de usar e fazer besteira.. acontece né ? Quando resolver fazer aulas online (skype, video, sinal de fumaça) vou super querer ! Moro em SP e a quantidade de cursos de aquarela é tão grande que dá medo de pagar um e ser ruim. Os professores mal tem portfolio ! meh.
Arrasou, gata !
Beijos
Isabella Marques
Eu adorei esse tipo de postagem! Quero saber porque você usou o papel quadriculado, foi só por acaso ou ajuda mesmo? Ansiosa pela resposta ♥
Rebeca Bento
To estudando as proporções do corpo na faculdade, esse post seu veio na hora certa pra me incentivar a práticar mais! <3
Anna Kuhl
Sim e sim – também tenho dificuldades com poses e amo este tipo de post!
Sempre tive muita dificuldade com as proporções das tais 9 cabeças …
Outro exercício muito legal, que não faço há séculos, eu descobri numa matéria de desenho da arquitetura, que fiz como aluna ouvinte: desenhar as poses de maneira "cega", ou olhando muito pouco para o papel ou com apenas 30 segundos para desenhar a pose inteira. Na época, funcionou, mas tem que treinar sempre, senão esquece né ?
Je Fonteles
Ola Ju, tudo bom?
Descobri que gosto de desenhar faz pouco tempo e meu marido é tatuador e ele encontrou seu site e me passou pra eu dar uma olhada…. Tô encantada quero ser que nem você quando crescer .
Parabéns
Bruna Gatti
Eu gostaria de aprender proporções também… Ainda tenho que encontrar um curso de desenho básico aqui na minha cidade hehe mas eu concordo com você, acho que a prática leva a perfeição. Também gostei bastante desse tipo de post 🙂
mari.lee73
Meu sonho é um dia encomendar uma ilustração sua… *-*
http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/
Lu Vilha
Os seus desenhos são de uma delicadeza e realismo sem igual! Quem dera poder fazer algo parecido hehhe
eunaonascinosanos80.blogspot.com.br/
Lili Ana
Juliana, estou apaixonada pelo seu blog e pelo seu trabalho. Sério, fico um tempão vendo e emocionada com essas lindezas q vc produz. Agora tentando ler todos os seus pots de frente pra traz e achei esse aqui. Eu acho legal esses posts de processo e acho seu processo tão 'certinho' e bonito… Eu sou danada pra fazer meus croquis iniciais em papéis já escritos com listas ou o q tiver pela frente. Meu processo é bem 'sujão', reminiscencia de como eu croquizava na faculdade de arquitetura. Desenho por cima do q já tá desenhado… meio q pra ter uma noção das opções msmo, mas geralmente tdo no msmo desenho. (Se precisar de algo mais certinho, as vezes uso papel vegetal pra fazer os layers.) Meus cadernos de desenho são metade de rabiscos horrorosos… mas no fim consigo chegar em resultados satisfatórios e mais apurados (pelo menos eu acho). Achei legal esse seu método de refazer, acho q vou tentar fazer o mesmo. Pelo que vejo no seu blog vc parece ser bem paciente (mas tb um pouco 'controladora')… acho que tenho que exercitar ser mais assim, especialmente pq quero me aperfeiçoar na aquarela e acho q as minhas se beneficiariam um tanto disso. Obrigada por compartilhar sua arte e seu conhecimento conosco, tem me ajudado muito!