9 setembro 2014 arquivado em: Blog dicas

Uma das perguntas mais frequentes que recebo por e-mail e por comentários é sobre dicas sobre aquarela para iniciantes; mas, como vocês devem imaginar, essa técnica é uma das mais complexas que conheço, e aprendo um pouco sobre ela dia após dia. Então resolvi separar pra vocês cinco dicas preciosas para vocês anotarem (e colocarem em prática) antes de saírem aquarelando por aí!

1. Compre material barato (mas não tão barato)
Diferentemente de outras técnicas, aqui você precisa desembolsar um bocado para comprar até os materiais mais básicos e “baratos”. Sabe aquele conjunto de aquarela em pastilha que você viu na papelaria por dez ou quinze reais? Pode esquecer, porque ele só vai te dar dor de cabeça: você vai fazer de tudo pra que saia alguma cor dali, mas só vai sair uma água de cor estranha. Mas também não precisa sair comprando aquarela de três dígitos e papel 100% algodão logo de cara! Aqui no blog, já mostrei pra vocês várias opções de papéis e pincéis para aquarela; uma boa tinta para começar é a da Pentel, que você pode encontrar em estojos de várias cores, e custam a partir de vinte e tantos reais.

2. O grande problema pode ser a folha!

Existe um limite de normalidade e aceitação pra deformidade da folha enquanto você tá aquarelando; o normal é que a folha deforme, mas que ela volte o máximo possível para a forma original depois que você terminar seu trabalho. Algumas folha$ voltam mai$ e mai$ rápido que outras. Outra coisa que não pode acontecer é a água alagar a folha, deixando aquela mancha escura no papel – isso prova que o papel não foi preparado para técnicas aguadas, e que você precisa deixar ele de lado. Nesse post, eu explico sobre o que um papel para aquarela precisa ter, e mostro opções maravilhosas (testadas e aprovadas por mim) para todos os bolsos.
3. Lave bem as mãos
Você já tem seu material todo bonitinho e mal pode esperar para começar a colocar a mão na massa? Antes disso, não esqueça de lavar as mãos. Para os mais espaçosos, vale lavar os braços também. O papel para aquarela é de uma sensibilidade imensa, e ele tende a absorver tudo o que recebe; se ele recebe sujeira e gordura, vai absorver isso, e o pior: vai estragar sua pintura, porque vai criar uma superfície hidrofóbica na folha. Portanto, certifique-se de que suas mãos estarão limpas (e secas! não esqueçam de secar!) antes de começar com a aquarela.

4. A ventilação não é sua amiga
O ideal é que você tenha tempo para pintar com calma e ir observando o comportamento das tintas e da água com atenção. Se você tem ventilador no quarto, desligue (ou ponha na velocidade mínima, se estiver insuportável – i know the feeling); se tem refrigerador de ar, principalmente: desligue; todos esses fatores de circulação e de desumidificação de ar fazem a aquarela secar mais rápido, o que significa desespero. Que significa que você vai precisar ser mais ágil nos gestos. Que significa desespero.

5. Mas a água é, sim!
O próprio nome já diz: aquarela. Separe um papel ou um pedaço de papel para ser seu rascunho; misture água e tinta em um recipiente, e vá testando os resultados nesse papel. Comece adicionando bem muita água (deixando a mistura mais transparente) e, gradativamente, vá adicionando tinta à essa mistura. Observe as diferenças na mistura e no seu papel de rascunho. E lembre-se: é mais fácil escurecer do que clarear, então sempre tente iniciar sua pintura com aguadas mais transparentes e, gradativamente, vá acrescentando mais tinta.
*
Pode parecer bobagem, mas cada um desses cinco conselhos é de extrema importância pra que você tenha êxito nos seus estudos. Muitos deles eu só descobri sozinha, depois de ter errado um bocado e sofrido mais ainda toda vez que algo saía do meu controle.
Na verdade, há muito mais que se descobrir dessa técnica fantástica, mas guess what: você só vai aprender se tentar, se estudar e se dedicar uma boa parte do seu tempo para isso. Errar, “perder” material e “estragar tudo” fazem parte do processo, mas tudo isso são passos importantíssimos na sua caminhada 🙂
Espero que o post tenha sido útil pra vocês :} 
E quem tiver mais dicas, pode compartilhar nos comentários, viu?
Um cheiro!
1
amaram
    Kit de aquarela para iniciantes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados