16 março 2020 arquivado em: aquarela Blog materiais
kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

Quer aprender aquarela, mas não sabe quais os melhores materiais pra iniciantes? Pois puxa uma cadeira e chega mais: esse post é um compilado de dicas sobre os primeiros materiais que você pode comprar pra começar a se aventurar na técnica, baseado nas minhas experiências. Vamos falar sobre:

  • papel
  • pincéis
  • tinta
  • godê

ATENÇÃO: ao comprar os produtos pelos links desse post, eu recebo uma pequena comissão, e você apoia meu trabalho e me incentiva a compartilhar cada vez mais conteúdo gratuito & de qualidade! 🙂 Confira o resumão com os links ao final do post.

Antes de começarmos, aqui vão algumas dicas gerais:

A primeira dica que tenho pra dar é: não compre material caro demais. Não agora, que você está começando – o custo do material muitas vezes é um grande intimidador, e faz com que a gente pense duas vezes antes de começar qualquer coisa. Entre o bloco de folhas 100% algodão chiquérrimo de três dígitos e o bloco da linha estudante, fique com a segunda opção.

Parece bobagem, mas a gente tende a se sentir mais confortável (pra arriscar, pra experimentar) quando o investimento não foi tão alto. Concorda?

Por outro lado, minha outra dica é: não compre material barato demais. Como assim? Tem muito estojo de aquarela em pastilha que custa 10, 15 reais ou menos – esses estojos geralmente são feitos para crianças, têm pigmentação baixíssima. Fuja desses materiais, porque você só vai ter dor de cabeça.

Papel para aquarela

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

A minha sugestão para o seu primeiro bloco de aquarela é o Mix Media, da linha estudante da Canson. Tem um custo acessível, segura bem a água e é apropriado para a técnica. Repare a gramatura (300g/m²) – é hora de abandonar os papéis 60kg e os feitos para técnicas secas!

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

um pequeno detalhe: a textura da folha desse bloco segue esse padrão em linhas (repare bem nos rostinhos das personagens); se você não gostar, não tem problema: você pode usar o verso da folha! 🙂

Tinta aquarela

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

Um investimento bacaninha pra começar pode ser o estojo de Aquarela Pentel 12 cores – você vai ver opções com mais cores, mas lembre-se: você está começando, e não precisa gastar dinheiro com tantas cores assim.

Atualmente a Pentel possui duas linhas de aquarela: WFRS e HTP (foto). No site oficial, não se fala de nenhuma diferença técnica entre as linhas, mas tenho a sensação de que a linha WFRS (primeiro link) é um pouco melhor. É a que eu uso nos meus cursos presenciais e em alguns trabalhos em que o cliente não pede o original.

É como se a linha WFRS fosse a estudante, e a HTP fosse a escolar, sabe? A diferença de preço entre as duas é bem pequena, então você pode comprar a que melhor te apetecer.

HEY! Em dúvida se pra você vai ser melhor a aquarela em bisnaga ou em pastilha? Dá uma olhada nesse post! 🙂

Pincéis para aquarela

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

Quer saber mais sobre pincéis e conhecer outros modelos? Dá uma olhada nesse post, onde eu mostro os meus favoritos da vida <3

Pincel para aquarela precisa ser macio; para quem tá começando, aconselho fortemente as marcas Condor e Keramik, que têm cerdas sintéticas, são acessíveis e fáceis de encontrar. Recomendo sempre um pincel de numeração maior para grandes e médias áreas, e um mais fininho para os detalhes, e o formato que acredito ser mais apropriado é o redondo

A Faber-Castell recentemente lançou um kit contendo 4 pincéis que, apesar de serem da linha escolar, são bem bacanas para iniciantes! 🙂 Veja aqui.

RECOMENDAÇÕES

• pincéis macios

• formato redondo

• marcas do ♥: Condor (esses de cabo bege/amarelado) e Keramik

• numerações sugeridas: 10 e 1 (podem ser números aproximados)

Godê

E por último, mas não menos importante, o material mais democrático e flexível dessa lista: o godê! 🙂 Ele precisa ser de material impermeável: resina, plástico, ou mesmo louça (nota: se você é desastrade como eu, não gaste seu precioso dinheiro em um godê de louça).

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

Você pode comprar um godê apropriado, ou reaproveitar alguns itens que talvez possa ter em casa:

  • pratinho, petisqueira ou porta-jóias de cerâmica (na foto, em formato de coração)
  • caixinha de ovos de plástico – essa eu adoro, porque tem tanto as cavidades quanto uma bandejinha mais plana, pra você fazer as misturas!
  • embalagem de Ferrero Rocher – esses bombons não apenas são UM CRIME de deliciosos, mas sua embalagem também dá um belo godê: dá pra aproveitar a parte das cavidades (onde os chocolates ficam) e também a tampa pra fazer as misturas.

Acessórios

Vimos os materiais essenciais para iniciantes, mas não podemos esquecer dos acessórios:

  • fita crepe, para fixar a folha no seu suporte e evitar que ela “enrugue”
  • suporte rígido – pode ser uma prancheta, ou um pedaço firme de papelão, maiores que o tamanho da sua folha.
  • recipiente com água
  • paninho de limpeza – qualquer material absorvente: tecido, papel higiênico, papel toalha…

Resumão dos materiais + links de compra

kit de aquarela para iniciantes - Juliana Rabelo

*valores consultados em março de 2020

como a aquarela, eu sou transparente: ao comprar os produtos pelos links desse post, eu recebo uma pequena comissão, e assim você apoia meu trabalho e me incentiva a compartilhar cada vez mais conteúdo gratuito & de qualidade por aqui! 🙂

10
amaram
    O melhor e o pior de 2014
    5 Dicas para (começar a) aquarelar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados