Ao longo desses anos todos de estudo, fui criando um acervo de pincéis para aquarela (e depois, pro guache) que não consigo mais viver sem. ♥ Nesse post, compartilho com vocês os meus pincéis favoritos para aquarela e guache – ideal pra você, que tá começando, ou pra você que já tem mais prática, mas tá buscando dar uma renovada nos materiais. Espero que gostem 🙂
Os pincéis para aquarela e guache existentes no mercado são muitos, e suas características variam de acordo com:
Eu tenho trabalhado atualmente com pincéis de cabo curto, macios, de cerdas sintéticas, e em formatos diferentes que vou mostrando pra vocês ao longo do post.
Esses são os meus queridinhos do momento pra aquarela. Perceba que, para cada pincel, fiz uma pincelada aproveitando o máximo de sua espessura (pressionando o pincel no papel), o traço mais fino (pincelando com o mínimo de força na mão), e a variação de espessura na pincelada. Da esquerda pra direita, os pincéis são:
Uso os pincéis maiores pra preencher áreas maiores, e também pra umedecer o papel antes de pintar; os mais fininhos, uso pra áreas menores, detalhes e artefinal. Sobre os formatos, acho que os redondos são os mais versáteis!
Vocês perceberam que, na pincelada do pincel fininho, lá em cima ficou uma texturinha meio falhada? Isso é um sinal de que ele não armazena água&tinta suficiente para pinceladas mais longas. Conhecer seus materiais é um passo importante para explorar todo o seu potencial! ⚡
Os pincéis pra guache podem ser os mesmos da aquarela – você pode esperar os seus pincéis de aquarela ficarem velhinhos e “descabelados” para experimentar no guache! Como a tinta guache é mais densa, acho melhor usar os pincéis mais durinhos e, até agora, esses da foto são os que mais tenho usado:
Eu gosto muito de trabalhar com texturas, e esses formatos “língua de gato” e “pente” oferecem uma série de possibilidades! Para minha grata surpresa, esse último (o Van Gogh velhinho) tem sido bem útil, principalmente na tinta mais seca/densa, que é onde ele confere esse acabamento mais granulado. 💖
É muito importante reforçar que as minhas indicações são baseadas na minha experiência pessoal; o ideal é que você possa experimentar vários pincéis (nos meus cursos, os alunos ficam livres para experimentar os meus e testarem os de seu interesse!) e ir montando o seu acervo de favoritos. Quando vou comprar pincéis em alguma loja física, tento passar as cerdas na minha pele, e só compro se forem bem macias. Comprar pela internet é um pouco mais complicado, mas espero que as imagens e indicações desse post ajude vocês! 🙂
Pra começar, aqui vai uma indicação de marcas mais acessíveis com qualidade bacaníssima:
Se você tem disponibilidade pra investir um pouco mais, existem opções de qualidade superior:
Se você mora em Fortaleza, logo abaixo eu indico algumas das minhas lojas favoritas de materiais artísticos e garimpos! Se você tá me lendo de outro lugar do país, dá uma olhada aqui na minhas dicas de lojas online!
Agora que eu já mostrei pra vocês os meus pincéis favoritos, deixa eu finalizar esse post com um compilado de dicas pra ajudar no processo de escolha e compra:
E talvez a dica mais preciosa de todas: nenhum material artístico faz milagre. Comece com o que você já tem em casa, compre primeiro pincéis mais baratinhos, e não se desespere pra comprar pincéis muito caros no início dos seus estudos. Eu acho que, quando a gente tem um material muito caro em mãos, isso gera um certo medo de usar, uma trava, e pode acabar nos distanciando do nosso objetivo maior, que é o de aprender, né? ;~)
como a aquarela, eu sou transparente: ao comprar os produtos pelos links desse post, eu recebo uma pequena comissão, e assim você apoia meu trabalho e me incentiva a compartilhar cada vez mais conteúdo gratuito & de qualidade por aqui! 🙂
E é isso, gente! O post ficou meio longo, mas espero que ajude vocês de alguma forma. Se tiver sido útil, não esquece de deixar seu 🧡 aqui e de mostrar pra sua galera! ;~}
Hey! Tá começando agora com a aquarela? Então acho que você não pode deixar de ler também os posts de Kit de aquarela para Iniciantes, e as 5 dicas para começar a aquarelar. ;~)
Beatriz Monteiro
Oi Julia, Suas dicas são muito boas e me ajudam sempre, trabalho em uma imobiliária em gramado e estou fazendo uma pintura para o escritório, porém na minha cidade n encontrei o pincel Condor 426 n. 10 – língua de gato, qual você sugere para substituir?