20 novembro 2014 arquivado em: Blog
A ideia central do Projeto Composição é descobrir, valorizar e tornar as marcas autorais mais conhecidas em cenário nacional (e internacional, quem sabe?); mostrar que sim, é possível trabalhar com o que a gente ama, que é possível aliar o amor ao profissionalismo, que é possível criar e obter retornos com isso… Enfim, o Projeto Composição veio pra inspirar e motivar, para dar coragem, pra remar contra a maré e pra provar o contrário! No primeiro post desse projeto, entrevistei a talentosa Renata Santiago (você pode ver o post clicando aqui).

Hoje, trago pra vocês o resultado do encontro que tive com as meninas da Ensemble, marca autoral da cidade que está no mercado desde 2013, e tem como características principais a exclusividade das peças, a mistura dos estilos das duas designers e a harmonia impecável entre as peças de uma mesma coleção cápsula. O nosso encontro aconteceu em setembro deste ano, e hoje vocês podem descobrir o que há de interessantíssimo por trás da marca :}

Como tudo começou

Depois de deixarem, juntas e no mesmo dia, o estágio onde se conheceram por motivos de inconformismo e não aceitação de várias regras e comportamentos da empresa, a Ju e a Bia afirmam que foi tudo muito espontâneo: entraram no carro para voltar pra casa e começaram a conversar sobre como seria legal ter uma marca só delas. Elas contam que sempre procuravam peças no estilo delas, e nunca achavam no mercado. Antes de montar sociedade, as meninas começaram desenhando e enviando para uma costureira as roupas para uso próprio; só depois de algum tempo, a “brincadeira” virou coisa séria, e a Ensemble começou a nascer.

Experiências anteriores


As meninas se conheceram em um estágio para um “portal de moda” da cidade, onde se destacaram bastante pela qualidade do material que escreviam, mas ao mesmo tempo eram criticadas por isso; além disso, também causaram incômodo ao serem contra o estágio não remunerado, uma prática infelizmente muito comum na área de Moda aqui, em Fortaleza. A Ju estagiou também para outro portal de notícias da cidade, mas a insatisfação sempre prevalecia: “as pessoas diziam pra eu fazer ‘de qualquer jeito’, mas eu não queria entregar uma coisa mal feita! Meu nome iria aparecer ali!”. O perfeccionismo, o não-comodismo e a vontade de fazer direito aliados à crescente necessidade de ter algo só delas acabou dando origem à marca.

Ensemble


A Ensemble é uma marca de moda autoral fortalezense, caracterizada fortemente pela mistura e harmonização dos estilos das duas estilistas: Ju Castro, publicitária e designer de moda, e Bia Borba, designer de moda. O descolado e urbano da Bia se encontra com o clássico e romântico da Ju, formando o que elas chamam de DNA da Ensenble – a “terceira coisa” que nasce da união das ideias das duas. A marca trabalha com peças de tiragem limitadas, agregando à exclusividade o conforto e a qualidade. Ensemble vem do francês e significa juntas. Já dá pra sentir o quanto de amizade e cumplicidade estão envolvidos nessa marca? :}

O processo criativo é feito em conjunto: cada uma das meninas desenha suas peças e, no final, elas se encontram para discutir as ideias – a sintonia entre as duas é muito grande, e isso faz com que, mesmo com o espírito de “fazer do meu jeito” de cada uma, haja um consenso na hora de decidir as peças que irão ser produzidas; sobre a geração de ideias, as meninas também afirmam que o processo é muito espontâneo e natural: “a gente vê uma coisa, e o que aquela coisa passa pra gente, a gente quer passar pras pessoas”.

As coleções são, na verdade, cápsulas: as meninas afirmam que trabalhar com coleções grandes (Primavera/Verão, Outono/Inverno) não dá certo em Fortaleza. Além disso, elas atentam para a necessidade do cliente de querer sempre coisas novas, e para a necessidade da marca de manter as cápsulas sempre com muita identidade em suas peças. Uma característica marcante é a forte presença de estampas em cada cápsula, e uma coisa que é super curiosa: na maioria das marcas, a peça carro-chefe (a mais vendida) sempre é algo básico: uma camiseta de malha, uma regatinha… Na Ensemble, o carro-chefe é a saia godê!

No caso da cápsula Alchymia, o clima era bucólico, natural e orgânico: a gente implementou uma coisa meio “eu não tô na cidade, eu tô no campo, aproveitando meu piquenique e comendo meu brownie… Enjoying life!”. É bacana saber que existem peças que fazem o link entre uma cápsula e outra: na cápsula Alchymia, a peça de transição foi um Kimono feito na cápsula passada e que, segundo as meninas, bombou.

É realmente tudo muito divertido, leve e natural entre as meninas, e foi com todo esse clima de descontração, companheirismo, determinação e amizade que eu saí da casa da Ju, já com a cabeça borbulhando de ideias pro set de ilustrações que eu iria fazer para a Ensemble.

Fiz a primeira ilustração inspirada pelo kimono de borboletas lindíssimo dessa cápsula! ♥ Quis transmitir toda a fluidez do tecido e o mistério e o espírito gipsy envolvidos na peça. A estampa é maravilhosa e fiz questão de representar cada detalhe. Cês podem ver o kimono aqui (e morrer de amores por ele)! Usei aquarela e marcador branco pra essa ilustração.

Na sequência, fiz uma menina mais elegante, romântica e bucólica para representar o feeling do conjuntinho de blusa de alcinha + saia godê (que tive que comprar, and I have no regrets). Experimentei uma pintura mais limpa, com ênfase nas silhuetas e linhas do desenho, e o resultado ficou bem diferente de tudo que eu já fiz. Vocês curtiram?

E finalmente, e última ilustração, que foi a minha preferida (de todas que já fiz até agora, eu acho) e a escolhida pelas meninas! É a representação da t-shirt mandala (que já esgotou!) em uma menina mais rebelde, mais prática e casual, que opta pelo conforto em primeiro lugar (bem eu). Essa foi feita com lápis grafite, carvão, marcadores e tinta acrílica. Adorei a cartela de cores, a mistura das técnicas e tô muito empolgada pra fazer esses experimentos e misturas mais vezes. ♥

Eu adorei conhecer as meninas mais de pertinho e saber mais sobre elas e a Ensemble; queria poder falar sobre a entrevista completa aqui, mas o post ficaria quilométrico! É super bacana conhecer uma história de sucesso como essa, ainda mais sendo escrita por pessoas tão únicas e de personalidades tão fortes. A Ju e a Bia são a prova viva de que dá certo investir no que você acredita, sim! Quando eu perguntei se elas estavam satisfeitas com a marca, a resposta me surpreendeu: não. Elas dizem: “a gente quer crescer mais, ter loja física… A gente ainda quer melhorar muito!”
Umas das coisas que a Bia disse e que mais me marcou foi: eu quero muito que dê certo, porque eu quero provar pra todo mundo que
dá certo. Eu quero provar pra minha família que (…) você pode ser designer de moda e viver muito bem. Aliás,
melhor que vocês, que se matam trabalhando, que se matam batendo cartão… Eu
não preciso todo dia estar de 8h às 18h pra conseguir fazer dinheiro. Eu posso
acordar às 10h, passar o dia inteiro desenhando, no dia seguinte eu posso ver a
produção e vai dar certo, e eu vou ter meu dinheiro no fim do mês.
 Muito inspirador, né? :~
Se você morar em Fortaleza, não deixe de visitar as meninas! Além do atendimento na casa delas (muito intimista! adorei!), elas sempre estão participando das feirinhas de moda autoral da cidade. E se você não mora em Fortaleza, guess what: a Ensemble tem loja virtual! 😀 Aqui estão todas as mídias da marca, olha só:
Loja virtual | Facebook | Instagram
e-mail: usoensemble@gmail.com
Espero que cês tenham curtido conhecer a Ensemble, e que esse tenha sido um post super inspirador e motivador pra vocês seguirem com o sonho de viver do que amam, porque vale muito a pena e é uma maravilha. ♥
Um cheiro!
0
amaram
    Projeto Composição + modaparamim

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados