Minhas aquarelas favoritas - Juliana Rabelo
Visite o portfólio!

Pesquisar

Minhas aquarelas favoritas

maio 07, 2015 Falando de Equipamentos

Eu sempre gosto de pedir sugestões de posts pra vocês no instagram (@julianarabelo_art), e foi em um desses pedidos que alguém sugeriu que eu falasse sobre minhas aquarelas. Fiquei surpresa: um post tão importante, mas que ainda não tinha saído aqui! Então hoje compartilho com vocês as minhas tintas aquarela favoritas! Lembrando sempre que tudo que está escrito aqui é minha opinião pessoal, e não uma verdade universal, ok?
Vamo nessa!

Winsor&Newton

As bisnagas da Winsor&Newton são paixão antiga: nesse post, em 2012, tem o primeiro registro do meu primeiro contato com elas ♥ Foram um “presente” da minha orientadora, nos tempos de Universidade, e duram até hoje. Eu só havia testado a linha Cotman, que é a linha estudantil, até que tive a oportunidade de comprar algumas pastilhas da linha Profissional durante minha estadia em São Paulo. 
Confesso que fiquei um pouco frustrada em princípio – imaginava uma diferença gritante. Mas acho que essas diferenças só ficam perceptíveis depois que a tinta seca: a pigmentação e a cobertura são bem melhores. E eu achava que não era possível que a W&N pudesse ser ainda melhor, mas é sim!

Comprei as pastilhas nas cores ‘Magenta’ e ‘Sepia’, ambas da linha profissional. A pastilha é menos seca que as da Cotman, e o pincel consegue pegar mais pigmento em uma primeira “pescagem”. A tinta tem uma cor mais viva, e parece ter uma interação mais prolongada com a água e com o papel.
Uma coisa que é importante salientar é a durabilidade dessas tintas: como o pigmento é muito concentrado, você precisa de um pouquinho de tinta pra fazer misturas com água! Se minhas bisnagas da Cotman duram até hoje (algumas bisnagas estão mais usadas que outras, mas ainda sinto que vão render pelo menos mais um ano!), avalie quanto tempo vão durar as pastilhas da linha profissional. É um puta investimento!
Lukas

Por intermédio da Sabrina, não só conheci a Lukas (ela sempre fala muito bem dessas tintas no instagram), mas pude também adquirir algumas cores para meu arsenal. Assim como as Winsor&Newton, a Lukas tem uma pigmentação e uma cobertura incríveis! Honestamente, ainda não consigo ver a diferença de qualidade entre as duas marcas, porque ambas são sensacionais.
A grande vantagem a Lukas são os preços, que são mais acessíveis: as responsáveis pelas vendas não possuem loja física, o que significa que elas não pagam aluguel de espaço, o que significa que esse preço não está embutido nos preços das bisnagas <3
Além disso, eles têm uns produtos diferenciados, como essas bisnagas de 24ml e as “pastilhas inteiras” (com o dobro do tamanho das pastilhas “convencionais”). Abaixo, mostro pra vocês as cores que comprei. Variam de acordo com o seu monitor, mas posso dizer seguramente que todas são lindas ♥

E a Pentel?

A essa altura do campeonato, vocês podem estar se perguntando: “mas e a Pentel?”. Gente, a Pentel é bacana só pra quem tá aprendendo, ainda nos primórdios da técnica; um motivo veemente é a questão da qualidade e da pigmentação. Na imagem abaixo, uma comparação entre a cor “Azul da Prússia” (Prussian Blue) entre as marcas Winsor&Newton (Cotman) e Pentel.

Na primeira mancha (esquerda), dá pra ver como o pigmento da Winsor&Newton demora para ganhar transparência – o que é ótimo, um indicador da excelente pigmentação da tinta. Na mancha da Pentel, vocês podem perceber essa rápida diluição, além de alguns aglomerados de tinta e água ao longo da “mancha”, o que é um indicativo de má interação entre tinta, água e papel.

O fator aglutinante é um caso à parte. Não sei se dá pra ver na foto, mas todo mundo que já abriu uma Pentel novinha, deve ter passado por essa situação: sai uma bolha e em seguida uma gosminha; essa gosminha é o aglutinante, e isso é altamente prejudicial à sua aquarela. Chega um ponto em que a tinta fica grudenta no papel (e no godê, do tipo que se você colocar o dedo em cima, ela ‘pinta’ seu dedo!), e fica difícil sobrepor aguadas.
Mas e agora? Jogo minha Pentel no lixo? Não tão cedo, jovem! Hoje em dia, eu ainda uso a Pentel para alguns trabalhos que são veiculados apenas online, e aí posso manipular as cores digitalmente 🙂 Além disso, é bacana para fazer alguns estudos e experimentos com cor, bem descompromissados e sem pena de gastar material. E se você é iniciante em aquarela, apesar de todos os problemas, ela é bacana para usar sem medo; quando você sentir que ela tá começando a atrapalhar seu desenvolvimento na técnica, é porque chegou a hora de trocar 🙂

Em um futuro não tão distante, espero ter a oportunidade também de testar as aquarelas Van Gogh, Schminke e as da linha profissional da Pébéo. Essas ainda estão um pouco fora da minha realidade, mas não custa sonhar, né? 🙂 Se alguém já tiver testado alguma dessas, me conta nos comentários o que vocês acharam?

aloka das tintas! <3
Sempre que vocês tiverem sugestões de posts sobre materiais, podem escrever aqui, no instagram, no facebook ou mesmo por e-mail 🙂 é sempre bom saber o que vocês estão procurando saber, e sempre bom compartilhar minha experiência por aqui!
Beijinhos!



Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

CommentLuv badge

47 Respostas para "Minhas aquarelas favoritas"

Bela Hanajima - 07, maio 2015 às (04:50)

Aquarela. ♥ Como não amar?

Responder

Iandara Rodrigues - 07, maio 2015 às (11:38)

Acho tão divido ♥

Responder

bia reys - 07, maio 2015 às (12:25)

ótimo post, Juliana! Eu não sabia dessa questão da transparência do pigmento com relação a qualidade das tintas…eu uso a pentel, e nunca tinha reparado nisso. adorei o post mesmo!

bjss :***********

http://www.blreys.com.br/

Responder

Lili Ana - 07, maio 2015 às (13:08)

Que legal! Tou querendo começar a investir um pouco mais nas tintas… Então é bacana ter essa dica!

Responder

Lili Ana - 07, maio 2015 às (13:20)

Ah, um post de materiais q eu gostaria de ver é sobre o efeito dourado. 🙂 Comprei uma caneta posta e achei bem decepcionante… mas tb vi q tem vários tipos então n sei se foi a q eu comprei o problema…

Responder

Mateus Cena - 07, maio 2015 às (13:31)

Juliana, parabéns pela análise! Ficou perfeita, completa e muito bem explicada.

Responder

Amanda Roosevelt - 07, maio 2015 às (14:30)

Me reconheci muito nessa tua imagem deitada com as aquarelas, ahahha!
Na França, eu encontrei umas lojas incríveis especializadas em aquarela, que tinham paredes e paredes só bisnagas. Quase meu pobre coraçãozinho não aguenta…
Amei a tua comparação, e de longe, a minha favorita continua sendo a da Cotman (e os pinceis também) .. uma que eu tenho muita vontade de testar é a "charvin paris" também.

Responder

Michelli Buzogany Eboli - 07, maio 2015 às (14:45)

Tentei comprar umas Schminke na viagem que fiz ano passado, mas até fora daqui elas tem um preço salgadinho. Quem sabe na próxima…

Responder

Thatyane Mendonça - 07, maio 2015 às (14:49)

Muito boa a análise! Usei por bastante tempo a pentel e recentemente comprei umas cotman e finalmente entendi a diferença rs. Agora me dei de presente uma pocket set da Van Gogh, vai ser minha primeira em pastilha, to ansiosa esperando os correios me entregarem 😛

Responder

Thiciana Sasse - 07, maio 2015 às (18:58)

Muito bom saber disso – eu tenho aqui algumas Aquabrique – da Cretacolor. O preço é muito bom e a qualidade também. Infelizmente não tenho nada além da péssima TGA pra comparar. Aliás a TGA eu não recomendo nem pra quem está começando. A WEN eu tô querendo tem tempos, e agora que você falou da Lukas eu fiquei curiosa. Sempre vejo nos posts da Sabrina também! Se quiser ver como fica o resultado da Aquabrique olha aqui – thicianamandu.blogspot.com

Responder

Juliana Adorno Cruz - 07, maio 2015 às (20:10)

Ju, tem algum problema misturar as marcas na paleta?

Responder

Camera water n dream - 08, maio 2015 às (07:10)

Essa payne's gray, vô te contar ein hahaha 😉

Responder

Camera water n dream - 08, maio 2015 às (07:11)

A tga só é boazinha pra guache pra quem tá começando e tá pegando o jeito. Dai sim, eu acho uma boa partir pra Talens.. 🙂

Responder

Thiciana Sasse - 08, maio 2015 às (12:31)

Eu comprei antes mesmo de ilustrar profissionalmente, acabei ressuscitando essas bisnagas pra meio que evoluir como artista, mas sinceramente ela não deixa :/

Eu tenho guaches da Talens, são divinas!

Responder

Camera water n dream - 09, maio 2015 às (19:14)

hmmm entendi… 🙂 talens é <3

Responder

Elisa Mello - 12, maio 2015 às (22:29)

Que bacanaaa, adoro materias de aquela, você podia mostrar seus pinceis também né?
:*

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:03)

De modo algum, Juliana! 😉

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:03)

HUAHAUHUAHUAHAHU <3

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:04)

Já mostrei aqui no blog, Elisa! 🙂

ó só: http://www.julianarabelo.com/2014/03/equipamentos-pinceis-para-aquarela.html

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:04)

Me explica!

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:04)

<3

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:04)

Fico feliz em ajudar, Bia! <3

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:05)

Sim, sim! Depois que você usar outra tinta, nunca mais vai querer saber de Pentel =~~

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:06)

Muitíssimo obrigada pela dica, Liliana! Na verdade, ainda tô a procura do dourado perfeito, mas assim que eu encontrar, com certeza compartilharei aqui <3

Eu comprei uma Posca dourada e também não achei essas maravilhas todas.. 🙁

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:06)

Muito obrigada, Mateus! Fico feliz em ajudar 🙂

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:07)

Me mata do coração com essa fota <3 que saudade desses lugares com cheirinho de arte =~~
Nunca ouvi falar dessa que você falou :B Espero que um dia nós possamos testar todas as aquarelas do mundo 😀

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:07)

Muito caro, né, Chell? =~~

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:07)

Oi, Thatyane! Muito obrigada 😀 Depois compartilha com a gente se as Van Gogh são boas, mesmo 😀

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:10)

Nossa, nunca ouvi falar dessa Aquabrique! Muito obrigada por compartilhar a experiência, Thiciana 😀 A Lukas e a Winsor acho que são irmã-quase-gêmeas de qualidade, só que acho o custo x benefício da Lukas maior 😀

Responder

Juliana Rabelo - 28, maio 2015 às (03:10)

nunca consegui domar o guache! acho tão lindo =~

Responder

Thatyane Mendonça - 28, maio 2015 às (13:13)

To curtindo muito, já são minhas queridinhas <3 Gostei bastante das cores e pigmentação, na descrição diz que ela tem ótima durabilidade para luz e tal. Antes só tinha usado bisnagas e to adorando as pastilhas, achei mais prático, senti até que me deu um controle melhor de degrade.

Responder

Juliana Rabelo - 03, junho 2015 às (12:21)

ah, bom saber! 😀 Engraçado, eu achava mais fácil usar as bisnagas e tive muita dificuldade de me adaptar às pastilhas. Que bom que deu certo pra ti =~)

Responder

Renata soares - 25, junho 2015 às (23:46)

Oi Juliana, parabéns pelo trabalho são maravilhosos e inspiradores!
Se possível, você pode dar uma dica sobre como passar da melhor forma isso tudo para o computador, se tirar uma foto para manipular a pintura e como tirar o fundo do papel da melhor forma em não estragar tudo que já foi feito na aquarela? obrigada, beijos!

Responder


Juliana - novembro 6th, 2015 às22:03 respondeu:

Oi, Renata! Já escrevi sobre isso – procura, no menu de Dicas, pelo post de digitalizar aquarelas =)

Responder

Juliana Rabelo - 26, junho 2015 às (12:34)

acho que você já encontrou a resposta, né? hehe
😉

Responder

Jéssica Larissa - 27, agosto 2015 às (03:07)

Olá, Juliana. Tem como você passar informações a respeito de onde comprar essas Aquarelas das marcas Winsor&Newton e Lukas?! Onde você compra, é pela internet?! Grata. 🙂

Responder


Juliana - novembro 6th, 2015 às22:02 respondeu:

É pela internet, sim, e já fiz um post citando várias opções de lojas online – e só procurar. As da Lukas, procura no facebook por Lukas do Brasil e manda uma mensagem =)

Responder

Sínquises - 17, setembro 2015 às (18:42)

Comecei a aquarelar há 3 meses e aproveitei uma viagem aos EUA e comprei um set de 12 bisnagas da Cotman. Nem conhecia muito as marcas, aí nem quis arriscar. To curtindo muito. Comprei na Blick Art Materials (tem absolutamente tudo lá). O preço é imbatível, fiquei apavorado quando pesquisei os preços aqui no Brasil. Papel então não em condições. O lance é aproveitar uma viagem ou algum amigo que vai viajar e fazer um estoque! Ontem eu encomendei umas bisnagas da Van Gogh, vamos ver quando chegar. To acompanhando direto teu canal, muito bom!

Responder


Juliana - novembro 6th, 2015 às22:03 respondeu:

Exatamente isso, Sínquises. Fico feliz que esteja gostando! Obrigada! 🙂

Responder

DevNull - 04, novembro 2015 às (06:55)

Onde comprar tintas da Lukas?

Responder


Juliana - novembro 6th, 2015 às22:01 respondeu:

Oi, tudo bem?
Procura no facebook por Lukas do Brasil e envia uma mensagem 🙂

Responder


DevNull - novembro 12th, 2015 às01:27 respondeu:

Obrigado!

Responder

Mirian Bozzetto - 05, janeiro 2016 às (15:57)

Oi Juliana! Será q posso colocar diferene marcas no desenho e musturar pastilhas e bisagas???

Responder


Juliana - janeiro 6th, 2016 às10:57 respondeu:

Oi, Mirian! Pode, sim! Divirta-se 😀

Responder


mirian - fevereiro 11th, 2016 às11:08 respondeu:

Obrigada pelo carinho, Juliana. Tenho muitas dúvidas, até pq iniciei agora e estou aprendendo meio que sozinha. comprei a pentel de 12 cores, mas qria comprar outras cores, e só teria de outras marcas e fico com um pouco de receio de gastar uma grana e depois não poder misturar as marcas por n dar um efeito bonito.

Responder

Mirian Bozzetto - 06, janeiro 2016 às (14:30)

Obrigada pelo carinho, Juliana!!! Obrigada.. Já vou fazer umas comprinhas… Estou aprendendo e tenho muitas duvidas!

Responder


Juliana - janeiro 27th, 2016 às18:26 respondeu:

Imagina! Bons experimentos ♥

Responder

Curso de Aquarela

<div class="titulo curso-de-aquarela"><h6>Curso de Aquarela</h6></div>

Mora em Fortaleza e quer aprender aquarela? Eu ofereço turmas regulares no Estúdio Daniel Brandão. Clica aqui pra saber mais! ;)

Ju Rabelo na sua cidade!

<div class="titulo ju-rabelo-na-sua-cidade"><h6>Ju Rabelo na sua cidade!</h6></div>

Quer uma oficina de aquarela na sua cidade? Então clica aqui pra cadastrar seus dados! :)

Receba as atualizações no seu e-mail! Assine abaixo e fique sempre por dentro das novidades:


Juliana Rabelo • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por