6 março 2014 arquivado em: Blog

“Oi, Juju! É, as pessoas ainda vão te chamar assim por um bom tempo, e algumas delas vão te chamar assim pro resto da vida. Com o tempo, você vai descobrir que Juju é mais delicado e inocente do que você imagina. E muito mais legal que Júh. Que mania você tem de colocar H em tudo, hein?
Bom, essa carta é pra te dar alguns conselhos sobre a vida… que você vai ter daqui a algum tempo. Você tem feito algumas coisas das quais me arrependo hoje, e ficaria feliz se você pudesse corrigi-las ou consertá-las. Não se assuste, não precisa ter medo. Só leia essa cartinha com atenção e guarde ela em um lugar que você possa sempre ver, tá? Pode ser no caderno da Minnie. Pode ser dentro da caixinha do diário.
Cuide dos seus amigos. Você vai descobrir que os melhores amigos, os amigos que ficam de verdade nas nossas vidas são os amigos de colégio. Então para de ser chata e entende que, quando eles mexem no seu cabelo, quando fazem piadinha contigo, é porque gostam de ti. E aprende a fazer piadinha com eles também, para de levar desaforo pra casa e encarar tudo como ofensa: não tem nada a ver. São eles que vão ficar do teu lado e segurar a barra pra ti (e contigo) quando as coisas estiverem desmoronando.
E sim, as coisas vão desmoronar algumas vezes. E você vai aprender a ajeitar tudo. Sei que você não curte muito organizar nada, mas acredite: você é de virgem, você vai aprender a manter a ordem no meio do caos. 
Seu príncipe encantado vai demorar um bocado pra chegar. E não quero ser estraga prazeres, mas ele não vai chegar num cavalo branco, nem vai te salvar de um dragão. Mas ele vai te salvar de uma coisa muito mais poderosa: você mesma. Você vai ter o primeiro namorado daqui a dois anos, e você vai achar que ele é o homem da sua vida, e você vai apostar todas as fichas e mergulhar de cabeça, e você vai quebrar a cara, e você vai chorar, e você vai encontrar outra pessoa, e você vai achar que ele é o homem da sua vida, e você vai mergulhar de cabeça… Desculpa dizer isso, mas ainda vai demorar um pouco pra aparecer um amor de verdade na tua vida. Mas vai aparecer na hora certa, quando você mais precisar dele.
Não seja tão dura com a sua irmã! Ela só tem quatro anos. Eu sei que ela implica e que você tem a sensação de que sua mãe protege ela demais… Mas vai passar. Vocês duas vão crescer e vão aprender a conviver uma com a outra, e vão inclusive aprender que briga de irmã só dura cinco minutos. Depois vocês vão perceber que não conseguem ficar sem a presença da outra por muito tempo.
Continue desenhando! Sua família acha lindo e seus amigos também. E você também, claro. Desenhe todos os dias, desenhe as roupas que você queria ter, desenhe aquele cenário especial, mas por favor: guarde seus desenhos. Um dia, você vai sentir saudade deles. E deixa eu te falar: um dia, você vai achar todos eles péssimos!
Não se preocupe por não saber o que você vai ser quando crescer. Acredite: você vai fazer um monte de coisa nessa vida, e nunca vai saber o que responder a essa pergunta. De antemão: você não vai ser bailarina. Não vai ser arquiteta. Não vai ser engenheira civil. Você vai ficar louca quando descobrir que não quer ser aquilo que a faculdade te formou pra ser, mas você vai descobrir a paixão em uma coisa que você nunca sonhou fazer na vida. E você vai se emocionar toda vida que estiver dando tudo certo, mesmo não sendo do jeito que você sempre quis.
Por favor, dance todas as quadrilhas do colégio! Eu sei que você não sabe dançar, sei que você detesta perder aula e ir pro colégio de tarde, e sei que você acha tudo isso idiotice. Mas dance, participe dos ensaios. Quando você sair do colégio, vai poder ver as fotos e dizer: eu estava ali! Do contrário, só vão restar as lágrimas e o arrependimento.
E por falar em colégio: não seja tão dura consigo mesma. Você nunca se deu bem em matemática, não precisa se matar de estudar pra tirar nota alta; no fim das contas, você vai descobrir que só precisa ficar na média o ano inteiro. A matemática ainda vai te causar muita dor de cabeça, mas você vai conseguir passar por isso. E assim vai ser com a física e com todas as disciplinas que envolverem cálculo. Para de chorar quando receber bomba nas provas. Vai lá se juntar com teus amigos e conferir quem tirou a pior nota! Você passa tanto tempo estudando em casa, que perde momentos incríveis com pessoas que tão do seu lado todos os dias. Um dia, cada uma dessas pessoas vai seguir o seu caminho, e os encontros de vocês vão ser cada vez mais raros. E você vai descobrir que escola é lugar de estudar, mas também é lugar de ver os amigos.
Seu cabelo vai crescer, você vai perder peso e ficar mais altinha. As espinhas vão desaparecer, e você vai finalmente usar óculos! Por favor, não se sinta a menina mais feia da sala só por causa de uma listinha idiota. Meninos geralmente são idiotas. E você vai ficar mais bonita quando crescer!
Você finalmente vai conseguir ter o cabelo colorido! Não todo azul, como você queria, e a sua família mesmo assim vai ficar horrorizada. Mas calma: eles vão se acostumar.
Quando a Laurinha se for, não chore. Aprenda a lidar com despedidas, porque a vida vai ser cheia delas. E se você não tentar ser forte, você vai sofrer muito lá na frente. E não tenha vergonha de dormir abraçada com uma boneca de pano e com o abajur ligado. Não tem mal nenhum em querer carinho. Nem em ter medo do escuro.
E, antes que eu me esqueça: você sempre vai sentir uma vontade incontrolável de chorar quando ouvir “O Caderno”. Os anos vão passar, e essa música vai significar cada vez mais pra ti.
Você não precisa seguir todos esses conselhos, mas pode tentar fazer diferente agora. São as suas ações de hoje que vão refletir no que você vai ser no futuro. No caso, eu. E eu quero te dizer que sinto muito a tua falta.”
Esse post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, inspirado em um projeto da Hypeness.
0
amaram
    O que é independência pra mim?
    Blogagem coletiva: o que todo mundo ama e eu odeio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2020 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados