9 dezembro 2014 arquivado em: Blog

Desde que comecei a participar da oficina de Desenho Avançado do Estúdio Daniel Brandão, fiquei muito mais instigada a desenhar figuras de corpo inteiro, a me desafiar e sair mais da minha zona de conforto. Duas coisas que me ajudaram bastante nesse desafio – além da assistência do pessoal do estúdio – foram as práticas de desenho com modelo vivo e a descoberta do desenho gestual.

Pra mim, uma coisa complementa a outra: os desenhos de modelo vivo fluem melhor com o conhecimento do desenho gestual, e o desenho gestual me dá uma excelente base pra que eu aprimore os desenhos de modelo vivo. Mas afinal de contas, o que é o desenho gestual
Para alguns estudiosos, o gesto é considerado a forma de expressão mais enérgica do artista, um traçado espontâneo que tem como objetivo capturar a essência da forma a ser desenhada, sem detalhes, em poucos segundos. A prática do desenho gestual ajuda tanto no “desprendimento” da mão, quanto na caminhada em busca do estilo próprio, quanto no processo de “tradução” do que se vê (ou imagina) para o papel.

Para exercitar o desenho gestual, vale se utilizar do desenho de observação com objetos que fazem parte do cotidiano, mesmo, ou – para os mais apressadinhos -, partir para a prática com modelo vivo; você pode pedir para alguém posar pra você, pode usar o timer da câmera e ser seu próprio modelo, ou pode recorrer aos sites que disponibilizam várias opções de poses. Para treinar o desenho gestual conjugado ao desenho de modelo vivo, eu recomendo o Quick Poses.
O site disponibiliza várias imagens que podem ser visualizadas durante tempos cronometrados de acordo com sua preferência, oferecendo ainda variações de tema para os desenhos: poses de luta, de movimento e silhuetas são algumas das opções disponíveis. Atingindo um determinado número de horas de prática, você ainda pode receber um certificado 🙂 Muito legal, né?

Bom, espero que vocês tenham curtido saber mais sobre essa técnica de desenho! Eu tenho adotado o desenho gestual como o primeiro passo na hora de começar qualquer desenho, e consigo perceber resultados notáveis nos meus trabalhos. 
Vocês praticam o desenho gestual na rotina de desenho de vocês? Pra quem nunca ouviu falar, sentiu vontade de experimentar? Me contem tudo aqui nos comentários :}
Beijinhos e até o próximo post!
* Links legais sobre o assunto:
esse vídeo demonstrativo.
– essa imagem de referência com algumas anotações (em inglês).
– essa compilação de desenhos gestuais riquíssimos em movimento.
esse vídeo do Proko, super didático.
0
amaram
    Grafite colorido
    Minhas referências: desenho/ilustração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 Comentários