24 abril 2014 arquivado em: Blog
Há algum tempo, recebi uma ask no Tumblr que me perguntava quais eram as minhas inspirações e referências. Demorei tanto tempo pensando na resposta, que resolvi fazer dela uma postagem no blog 🙂 Hoje conto pra vocês quem são as ilustradoras (sim, coincidentemente todas mulheres!) que me inspiram e motivam a continuar ilustrando; na verdade, eu acompanho o trabalho de muita gente talentosa, e cada artista em particular me inspira em um determinado âmbito (ou em vários, ao mesmo tempo); para esse post, elenquei minhas referências de desenho e ilustração.
Clarissa Paiva
site | facebook | tumblr | store

Clarissa Paiva é brasiliense, bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e tecnóloga em Design de Moda pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). 
O que mais me encanta no trabalho da Clarissa é a delicadeza e a ingenuidade nos rostos de suas meninas, além da espontaneidade do seu traço e a leveza que ela atribui até aos cabelos mais volumosos. A artista trabalha muito o lápis grafite, lápis carvão e lápis de cor, mas também possui trabalhos com intervenções digitais, aquarela e outros materiais. Em seu instagram, Clarissa também compartilha estudos e experimentos em livros, sketchbooks e outros suportes.

Fernanda Guedes
site | blog | facebook 

Conheci o trabalho da Fernanda Guedes assim que comecei a me interessar por ilustração; nas pesquisas que fazia para a faculdade, o nome dela sempre estava presente quando o assunto era Ilustração de Moda. Fernanda Guedes reside em São Paulo, já ministrou cursos e workhops em várias cidades brasileiras, já  publicou um livro que já já chega na minha prateleira ♥, além de já ter ilustrado para revistas e marcas de renome no mercado.
O que mais me encanta em suas ilustrações é a força, a firmeza e a limpeza visual de suas linhas, além do minimalismo. Adoro a textura e a volumetria, além de outros “efeitos” que ela consegue usando… Linhas! No facebook, ela compartilha trabalhos em andamento e experimentos em diversos suportes. Meus favoritos são as ilustrações em guardanapos decorados e a série Fridas.
Malena Flores
site/blog | facebook

Não poderia deixar de mencionar a Malena nessa simplória listinha! Já acompanho os trabalhos dela há um tempão (inclusive já falei da influência que recebo dela nesse post), e não consigo não me encantar toda vida que ela posta algo novo. Malena Flores é autodidata do interior da Bahia e atua como designer e ilustradora freelancer; já ilustrou um dos livros da Bruna Vieira e mantem projetos em parceria com a cantora Marcela Taís.
É a delicadeza, a suavidade, a meiguice e a doçura o que mais me encanta e influencia nas ilustrações da Malena. Suas meninas são sempre cheias de expressividade e leveza, e comunicam sentimentos pra gente sem precisar de nada escrito.

Mariana Valente (Malipi)
blog | facebook | store
A Mariana é também paulistana, graduada em Artes Visuais com Ênfase em Design pela PUC – Campinas, tendo feito cursos de Ilustração Editorial pela Quanta Academia de Artes, e de aquarela com o mestre Cárcamo
De todos os ilustradores que adotam esse estilo mais fofinho de desenho, a Malipi é a minha favorita. Gosto muito da proporção que ela dá ao corpo humano, e sou grande fã da sua linha irregular: horas mais estreita, horas mais larga. Também adoro a naturalidade que ela consegue dar nas poses, a meiguice que exala dos seus croquis de moda (atenção especial para os do Oscar), e principalmente a maneira como ela consegue imprimir sua identidade em qualquer gênero de ilustração. Ah! Pra vocês que gostam, a Malipi compartilha no blog dela uma série de dicas sobre algumas coisas, incluindo aquarela 🙂
Sabrina Eras
site | facebook | store

Sabrina Eras, também paulista, iniciou o curso de Publicidade, mas logo percebeu que não era bem aquilo e partiu para o ramo das ilustrações. Depois de trabalhar em várias agências e estúdios, deu início aos trabalhos como freelancer, e é assim até hoje.
No trabalho da Sabrina, além do sensacional uso da aquarela, me encanta o estilo que ela desenha suas meninas, uma mistura do meigo, do bonitinho e do ingênuo com o sensual, o sexy e por vezes com o macabro. Sabrina é de uma criatividade impressionante, e cada uma de suas bonecas conta uma história, cada uma delas tem algo a dizer.
Tati Ferrigno
site | flickr | facebook

Finalizando a lista por questões de ordem alfabética, a Tati Ferrigno é Designer pela Unesp e suas ilustrações são feitas, desde o esboço, em computador. Suas ilustrações envolvem o universo feminino preenchido com tatuagens e cabelos coloridos.
Meu primeiro contato visual com a Tati foi através da linha de papelaria Jolie, que ela ilustrou para a Tilibra. Fiquei encantada de cara com a meiguice extrema das bonequinhas, além do nível de detalhamento (reparem nas roupas, no cenário, nos objetos…). Quando fui buscar mais informações sobre ela, encontrei um outro estilo de ilustração: mulheres mais amadurecidas, mais adultas, tatuadas, cabelos coloridos e com fortes referências pin-up, mas ainda cheias de fantasia, encanto e delicadeza. Amo a suavidade que ela consegue alcançar nas figuras femininas!
Bom, essas foram algumas das minhas principais referências de ilustração, e tô sempre acompanhando o trabalho delas. É inspirador e motivador ao mesmo tempo! 🙂 Além das brasileiras, também sou muito fã de ilustradoras gringas como a Amanda Mocci, Miss Led e Mercedes deBellard. A partir desse post, talvez vocês comecem a perceber como tem um pouquinho de cada uma delas em cada ilustração que faço, de alguma maneira! E não custa dizer que inspiração/referência é diferente de cópia/plágio, e que a busca pelo estilo/identidade própria é fundamental na carreira de qualquer pessoa interessada em arte. Não é fácil, não é de um dia pro outro, mas vai ficando cada vez mais gratificante à medida que vai acontecendo 🙂
E vocês? Quais são suas principais referências? Já conheciam as ilustradoras que mostrei aqui? Me contem nos comentários! 😀

*

Todas as ilustradoras citadas nessa postagem foram previamente contatadas a respeito da permissão do uso de suas ilustrações nesse post, e estão cientes dele. 

*

Não esqueçam que, durante o mês de abril, na compra de qualquer produto da minha lojinha, vocês levam pra casa uma ilustraçãozinha original feita com amor por mim! ♥ Destaque para as canecas da coleção {c} a l m a, que você pode saber mais sobre clicando aqui.



*

Um cheiro e até o próximo post! ♥

0
amaram
    Processo criativo – Flechas
    A teimosia no processo criativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2020 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados