4 fevereiro 2015 arquivado em: Blog dicas

Muitas pessoas me perguntam dicas de bibliografia para aprender aquarela, e apesar de ter bastante material bacana na internet, é sempre bom ter um material de consulta físico à mão, né? Eu não conheço muitos livros de ensino da aquarela (vou mudar isso em breve!), mas hoje quero mostrar pra vocês um livro super completo e rico em conteúdo sobre a técnica. 
O que esperar do livro?
O que mais gosto nele, ao contrário dos outros que já pude folhear, é que ele tem bastante material teórico, então dá pra você entender direitinho porque coisas X e Y acontecem na sua aquarela, e como conseguir efeitos A e B. Confesso que os livros exclusivamente com passo-a-passo me deixam bastante desmotivada a praticar. Esse livro também tem exercícios sugeridos, mas a maior parte do conteúdo é mais exploratória.
É um livro bastante completo: fala sobre a história da aquarela, tem um guia de materiais, 60 páginas com técnicas diferentes, conteúdo sobre cor e composição, sobre como desenvolver seu estilo próprio, além de tópicos especiais como figura humana (com conteúdos sobre proporção, construção de cabelos e misturas de cores para pele), flores, animais e cenários. Ou seja, ele explora desde o conteúdo elementar até técnicas mais avançadas.
A desvantagem é que ele é escrito em inglês e, por ter termos bastante técnicos, algumas passagens ficam difíceis de entender. Mas nada que comprometa a compreensão dos assuntos, já que todos os tópicos têm imagens de consulta. Fora isso, o livro tem um glossário com a explicação de alguns termos técnicos.
A autora, Sally Harper, tem outras publicações de livros no mesmo estilo, só que para outras técnicas como pastel, óleo e outras. Dá pra ver todas as publicações da autora nesse link.
Onde encontrar?

Comprei meu exemplar na Livraria Cultura aqui, em Fortaleza. Você pode encontrar também na loja online da Livraria Cultura (clica aqui!), e na Amazon.
Classificação

Cinco estrelas, sem nenhuma dúvida. É o livro que uso para elaborar minhas aulas, cursos e oficinas, e sempre recomendo pros meus alunos e amigos interessados em aprender aquarela ou aprofundar seus conhecimentos.
Espero que vocês tenham curtido essa indicação de livro aqui no blog 🙂 
Agora me contem: alguém já conhecia o livro? Têm alguma outra indicação de livro para aquarela? Pretendo fazer mais posts sobre livros sobre desenho/pintura, o que vocês acham da ideia? 
Beijinhos!
tags:
0
amaram
    “Valquírias”, de Juliana Fiorese
    Aquarela: o jeito fácil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários

Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Receba atualizações sobre cursos, eventos, atualizações no blog, novos produtos e promoçoes na lojinha direto na sua caixa de entrada! ps: sem spam, só amor <3
Todas as imagens e conteúdos presentes neste site são de autoria de Juliana Rabelo, exceto quando sinalizadas.
Copyright © 2013 - 2019 Juliana Rabelo. Todos os direitos reservados