24 janeiro 2020 arquivado em: Blog materiais
aquarela em pastilha ou em bisnaga? - Juliana Rabelo
Qual o melhor tipo de aquarela: em bisnaga ou em pastilha? No post de hoje, compartilho com vocês minhas experiências pessoais com cada uma, e minhas opiniões sobre usos, vantagens e desvantagens delas. Antes de mais nada, acho bacana esclarecer a diferença entre os dois tipos e mostrar exemplos de cada.

 Aquarela em bisnaga

aquarela em pastilha ou em bisnaga? - Juliana Rabelo
 

Acho que essa é a mais conhecida de todo mundo; a aquarela em bisnaga tem uma forma mais pastosa, e pode ser encontrada em frascos de metal ou plástico, em quantidades diversas. A Lukas trabalha com bisnagas de 24ml, e a Cotman, com bisnagas de 8ml. A Pentel, marca que só indico pra iniciantes bem iniciantes, traz 5ml em suas bisnagas. Por terem esse aspecto mais “líquido”, é importante investir em marcas de qualidade que, mesmo nessa condição pastosa, vão garantir uma tinta bem pigmentada e com alto rendimento.

Hey! Meus leitores e alunxs têm desconto em compras no site da Lukas! Insira  cupom JURA5 para 5% de desconto na primeira compra, e JURABELO para 2,5% de desconto nas próximas compras. Sou muito fã das aquarelas deles! 

É difícil responder qual a melhor marca de aquarela, mas fiz um post listando minhas favoritas, onde vocês podem ter acesso a mais informações, imagens comparativas e tudo mais. Clica aqui pra dar uma olhada 🙂

Aquarela em pastilha
aquarela em pastilha ou em bisnaga? - Juliana Rabelo

As aquarelas em pastilhas são mais sólidas, têm bem menos aglutinante em sua composição e, por isso são muito mais concentradas que as de bisnaga. Podem vir em forma de pan ou de half pan. A pan é a pastilha inteira, como essas duas da Schminke, mais acima da foto; e a half pan possui a metade do tamanho de uma pastilha ‘normal’, como é o caso das pastilhas da Winsor&Newton. A Lukas trabalha com pastilhas inteiras e com meias pastilhas. Vocês podem encontrar esse tipo de aquarela pra vender em forma de estojo (marcas como a própria Winsor&Newton, Lukas, Schminke, Van Gogh e até a Sakura possuem estojos de pastilhas bacaninhas), ou somente pastilhas individuais.

Agora que as diferenças já estão bem pontuadas, já dá pra falar sobre as vantagens e desvantagens, situações de preferência de uso e tudo mais. Vou listar por tópicos, aí fica mais bacana de ler:
aquarela em pastilha ou em bisnaga? - Juliana Rabelo
Se você tá começando agora com aquarela…
…indico começar com as bisnagas. Acho que elas te dão mais liberdade no manuseio, “sujam” menos o ambiente de trabalho/estudo e te dão mais espaço pra testar medidas de água e de tinta. Mas isso pode ser relativo, e eu posso estar dizendo isso porque eu aprendi aquarela com bisnagas (na verdade, aprendi com lápis de cor aquarelável, mas logo em seguida fui “iniciada” com as tintas), e por isso ache mais fácil. 
 Se você é uma pessoa mais prática…
…sugiro fortemente trabalhar com as pastilhas. E sugiro ainda mais os estojinhos de pastilhas. Atualmente, possuo um da Cotman (falei sobre ele aqui), um que fiz colando pastilhas avulsas em um estojinho de metal (mostrei também nesse post), e o mais recente, o da Schminke. É muito prático e fácil de trabalhar, porque já tem tinta e godê no mesmo objeto, e toda a tinta disponível está ali (você não precisa voltar lá na bisnaga e ir colocando mais, e ter que ir tomando cuidado pra não extrapolar a dose, etc).
Hoje em dia, eu já fico impaciente se tiver que trabalhar com bisnagas. É um tempo a mais que tô gastando em trabalhos que já são demorados por si. Mas isso porque já tenho um certo tempo de prática com a técnica… no começo, achava muito mais seguro ir observando as misturas de tinta aos pouquinhos, até ir pegando o jeito.

tá curtindo a leitura até aqui e quer aprender mais sobre aquarela? confere o índice de dicas, que tem muita coisa bacana! 😉

Mas qual tipo de aquarela tu mais usa, Juliana?

Quando preciso pintar coisas maiores, que é quando vou precisar fazer mais tinta, mais mistura de cores e em maior quantidade, e quando vou repor a aquarela das pastilhas, uso as bisnagas.

Mas quando tô estudando, ou fazendo algum projeto pessoal ou menorzinho, as pastilhas são minhas melhores amigas. 🙂

Resumo da ópera

O melhor tipo de aquarela pra você vai depender de que tipo de pessoa você é, de quais são suas necessidades e seus objetivos na técnica. 🙂
Bom, acho que essas são as experiências que tenho pra compartilhar com vocês sobre esses dois tipos de aquarela. Se algo não tiver ficado bem explicado, e se vocês tiverem ficado com qualquer dúvida, deixem um comentário aqui, que ficarei feliz em responder 🙂
7
amaram
    o que fazer com pincéis velhos?
    quais aquarelas eu uso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 Comentários